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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Interface pedagógica virtual para a prática docente de Sociologia: o portal Centro de Referência Virtual do Professor (CRV)
Author: Alves, Elaine Gonçalves
First Advisor: Guimarães, Elisabeth da Fonseca
First member of the Committee: Vannuchi, Maria Lúcia
Second member of the Committee: Silva, Ileizi Luciana Fiorelli
Summary: O objetivo desta pesquisa foi investigar a utilização do portal educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) - o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) pelos docentes de Sociologia das escolas públicas de Uberlândia. A temática central é a prática docente vinculada ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Adotou-se a metodologia caracterizada pelo estudo de caso desenvolvido em caráter exploratório. A operacionalização da pesquisa foi feita mediante análise bibliográfica e documental, questionários e entrevistas estruturadas. Portanto, utilizou-se de dados quantitativos e qualitativos. A amostra representativa foi composta de 20% dos professores de Sociologia das escolas públicas de Uberlândia que fizeram parte o quadro docente da disciplina no ano letivo de 2012. A sanção da Lei 11. 684/2008, que tornou a Sociologia disciplina obrigatória para o ensino médio, foi um marco histórico para os licenciados em Ciências Sociais da cidade de Uberlândia e de todo o país. Por isso, o desenvolvimento desta pesquisa iniciou-se recordando, brevemente, a história recente da Sociologia no ensino médio e discorrendo sobre o que consta nos documentos oficiais nacionais (LDB, PCN, e OCEM) e estadual (CBC) para este conteúdo. O suporte que direcionou este estudo compôs-se da apresentação das TIC, tratando de conceitos básicos, o uso do computador e da Internet como fonte de informação e as mudanças legais e na postura do professor exigidas pela cibercultura. Como vértice desta pesquisa, apresentou-se a distinção entre site e portais. Em remate, mostrou o CRV como uma interface pedagógica virtual: seus ambientes e os recursos disponíveis para os professores de Sociologia. A análise dos dados permitiu concluir que o portal apresenta conteúdos e informações confiáveis, capazes de fornecer suporte e apoio para a prática docente de Sociologia. Porém, percebeu-se que o CRV é um recurso que está sendo subutilizado devido à falta de divulgação desta interface pedagógica virtual para os professores. Os resultados deste estudo poderão contribuir para que os professores de Sociologia possam conhecer e recorrer ao CRV, a fim de obterem auxílio para suas atividades didático-pedagógicas e, também para reivindicar do órgão governamental da Educação, que criou esse espaço na Internet, atualização, divulgação e fomento para participação interativa e colaborativa de todos os que se inserem no campo do ensino-aprendizagem.
Abstract: The objective of this research was to investigate the use of the educational portal of the State Department of Education of Minas Gerais - Virtual Reference Center Teacher (VRC) by teachers of Sociology from public schools of Uberlândia. The central theme is the teaching practice linked to the use of Information and Communication Technologies (ICT). Were adopted a methodology known as exploratory case study. The operationalization of the research was done by analyzing literature and documents, questionnaires and structured interviews. Therefore, were used quantitative and qualitative informations. A representative sample was composed of 20% of teachers of Sociology from Public Schools of Uberlandia. The participants were part of the teaching staff responsible for teach this discipline in the 2012 academic year. The enactment of Law 11. 684/2008, which became the subject Sociology compulsory for high school, was a milestone for graduates in Social Sciences from the city of Uberlândia and across the Brazil. Therefore, the development of this research began recalling, briefly, the recent history of sociology in high school, and discussing what is in the national officials documents (LDB, PCN, and OCEM) and state documents (CBC) for this content. The support that guided this study consisted of the presentation of ICT, together with basics concepts, like the use of computers and the Internet as a source of information and in legal changes and in teaching posture required by the cyberculture. This research shows the distinction between websites and portals. Were shown the VRC as a pedagogical virtual interface: their environment and the resources availables to teachers of sociology. The data analysis concluded that the portal presents contents and reliable information, able to provide support and support for the teaching practice of Sociology. However, it was noticed that the VRC is a resource that is being underutilized due to lack of disclosure of this pedagogical virtual interface among the teachers. The results of this study will contribute to teachers of sociology to know and use the VRC, in order to obtain aid for teaching and pedagogical activities, and also to claim the government agency for Education, who created this space on the Internet, aiming updating, dissemination and promotion for interactive and collaborative participation of all who fall within the field of teaching and learning.
Keywords: Ensino de Sociologia
Ensino Médio
Tecnologias da Informação e Comunicação
Portais educacionais
Centro de Referência Virtual do Professor
Teaching Sociology
High School
Information Technology and Communication
Educational portals
Reference Center Virtual Teacher
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) - Efeito de inovações tecnológicas
Teoria da informação em educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Quote: ALVES, Elaine Gonçalves. Interface pedagógica virtual para a prática docente de Sociologia: o portal Centro de Referência Virtual do Professor (CRV). 2013. 288 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12895
Date of defense: 22-Oct-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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