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dc.creatorOliveira, Helder Canal de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:33:31Z-
dc.date.available2013-11-11-
dc.date.available2016-06-22T18:33:31Z-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Helder Canal de. Elomar Figueira Mello e antropologias periféricas : identidade e crítica à modernidade . 2013. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.337por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12893-
dc.description.abstractThe twentieth century brought several criticisms of \"modernity\" that was consolidated. These criticisms were highly diverse, such as those made by the Frankfurt School, post-colonial and de-colonial. Aside from the political resistance trough social movements, consolidated the social analyzes the imprint culture. Our intention in this paper, therefore, is to combine artistic and cultural manifestations, in case the music Elomar Figueira Mello, with the political resistance generated by sociocultural transformations provided by \"modernity.\" To do so, we begin the construction of identity conveyed by Elomar as a way to resist the attacks of modernization. Furthermore, the text criticizes the hegemonic discourse modern, namely the scientific and economic, in relation to other discourses that are not based on the same assumptions as the mythical or theological. We also plan to put in prominence resistors cultures gagged by discourse technical, scientific and modern economic hegemonic and show its authoritarian aspects. Finally, we intend to criticize alleged \"purity\" culture in the work elomariana emphasizing the hybrid character of artistic and cultural expressions, especially in that Homi Bhabha calls in-between. Finally, our analysis was based on the ethnography sound documents, print and digital.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturaspor
dc.subjectModernidadespor
dc.subjectResistênciaspor
dc.subjectEntre-lugarpor
dc.subjectCultureseng
dc.subjectModernitieseng
dc.subjectResistorseng
dc.subjectIn-betweeneng
dc.subjectMello, Elomar Figueira, 1937-por
dc.subjectMúsica popular - Aspectos sociais - Séc. XXpor
dc.subjectPolítica e culturapor
dc.titleElomar Figueira Mello e antropologias periféricas : identidade e crítica à modernidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mano, Marcel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782757H9por
dc.contributor.referee1Paranhos, Adalberto de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734065J0por
dc.contributor.referee2Lima Filho, Manuel Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798638U1por
dc.contributor.referee3Nery, Paulo Roberto Albieri-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789789U9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518457D3por
dc.description.degreenameMestre em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO século XX proporcionou várias críticas à modernidade que se consolidava. Essas críticas foram as mais variadas possíveis, como as feitas pelos frankfurtianos, pós-coloniais e de-coloniais. Afora as resistências políticas via movimentos sociais, consolidaram nas análises sociais as de cunho cultural. Nossa intenção neste texto, portanto, é conciliar manifestações artístico-culturais, no caso a música de Elomar Figueira Mello, com as resistências políticas geradas pelas transformações socioculturais proporcionadas pela modernidade . Para tanto, partiremos da construção identitária veiculada por Elomar como uma maneira de resistir aos ataques de modernização. Além disso, o texto faz uma crítica ao discurso hegemônico moderno, a saber: o científico e o econômico, em relação a outros discursos que não se baseiam nos mesmos pressupostos, como o mítico ou o teológico. Pretendemos, ainda, colocar em destaque resistências de culturas amordaçadas pelo discurso técnico-científico e econômico moderno hegemônico e mostrar seus aspectos autoritários. Por fim, pretendemos criticar pretensas purezas culturais na obra elomariana enfatizando o caráter híbrido das manifestações artístico-culturais, principalmente o que Homi Bhabha chama de entre-lugar. Por fim, nossa análise partiu da etnografia e de documentos sonoros, impressos e digitais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.337-
dc.orcid.putcode81761828-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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