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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12893
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Helder Canal de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:33:31Z | - |
dc.date.available | 2013-11-11 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:33:31Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-06 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Helder Canal de. Elomar Figueira Mello e antropologias periféricas : identidade e crítica à modernidade . 2013. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.337 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12893 | - |
dc.description.abstract | The twentieth century brought several criticisms of \"modernity\" that was consolidated. These criticisms were highly diverse, such as those made by the Frankfurt School, post-colonial and de-colonial. Aside from the political resistance trough social movements, consolidated the social analyzes the imprint culture. Our intention in this paper, therefore, is to combine artistic and cultural manifestations, in case the music Elomar Figueira Mello, with the political resistance generated by sociocultural transformations provided by \"modernity.\" To do so, we begin the construction of identity conveyed by Elomar as a way to resist the attacks of modernization. Furthermore, the text criticizes the hegemonic discourse modern, namely the scientific and economic, in relation to other discourses that are not based on the same assumptions as the mythical or theological. We also plan to put in prominence resistors cultures gagged by discourse technical, scientific and modern economic hegemonic and show its authoritarian aspects. Finally, we intend to criticize alleged \"purity\" culture in the work elomariana emphasizing the hybrid character of artistic and cultural expressions, especially in that Homi Bhabha calls in-between. Finally, our analysis was based on the ethnography sound documents, print and digital. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Culturas | por |
dc.subject | Modernidades | por |
dc.subject | Resistências | por |
dc.subject | Entre-lugar | por |
dc.subject | Cultures | eng |
dc.subject | Modernities | eng |
dc.subject | Resistors | eng |
dc.subject | In-between | eng |
dc.subject | Mello, Elomar Figueira, 1937- | por |
dc.subject | Música popular - Aspectos sociais - Séc. XX | por |
dc.subject | Política e cultura | por |
dc.title | Elomar Figueira Mello e antropologias periféricas : identidade e crítica à modernidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mano, Marcel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782757H9 | por |
dc.contributor.referee1 | Paranhos, Adalberto de Paula | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734065J0 | por |
dc.contributor.referee2 | Lima Filho, Manuel Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798638U1 | por |
dc.contributor.referee3 | Nery, Paulo Roberto Albieri | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789789U9 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518457D3 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | O século XX proporcionou várias críticas à modernidade que se consolidava. Essas críticas foram as mais variadas possíveis, como as feitas pelos frankfurtianos, pós-coloniais e de-coloniais. Afora as resistências políticas via movimentos sociais, consolidaram nas análises sociais as de cunho cultural. Nossa intenção neste texto, portanto, é conciliar manifestações artístico-culturais, no caso a música de Elomar Figueira Mello, com as resistências políticas geradas pelas transformações socioculturais proporcionadas pela modernidade . Para tanto, partiremos da construção identitária veiculada por Elomar como uma maneira de resistir aos ataques de modernização. Além disso, o texto faz uma crítica ao discurso hegemônico moderno, a saber: o científico e o econômico, em relação a outros discursos que não se baseiam nos mesmos pressupostos, como o mítico ou o teológico. Pretendemos, ainda, colocar em destaque resistências de culturas amordaçadas pelo discurso técnico-científico e econômico moderno hegemônico e mostrar seus aspectos autoritários. Por fim, pretendemos criticar pretensas purezas culturais na obra elomariana enfatizando o caráter híbrido das manifestações artístico-culturais, principalmente o que Homi Bhabha chama de entre-lugar. Por fim, nossa análise partiu da etnografia e de documentos sonoros, impressos e digitais. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.337 | - |
dc.orcid.putcode | 81761828 | - |
dc.crossref.doibatchid | e72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais |
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