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dc.creatorReis, Thiago Tavares-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:33:30Z-
dc.date.available2012-03-09-
dc.date.available2016-06-22T18:33:30Z-
dc.date.issued2012-02-28-
dc.identifier.citationREIS, Thiago Tavares. Do jardim mágico ao mundo laico: racionalização da religião e do direito em Max Weber. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.113por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12883-
dc.description.abstractIt is intended, by means of three essays, to analyze the rationalization of the religion and of the law in Max Weber. It will accentuate how the German thinker understood the "disenchantment" of the world as dismagification of the ways of salvation and as scientific transformation of the world in a "causal mechanism". Nevertheless, the two senses are not simultaneous, there is a unique historical turning to western modernity: the own religious ethos, especially by his Calvinist streak, at the enthroning the impersonality of the social relations and to promote the rationalization of the different spheres of action, stripped the world of his sacral mantle and profane it. On the other hand, will highlight the rise, thanks to the "disenchantment" of the world, the modern legal formalism in which the laws lose their magical aura. The laws are to be reviewable, although the technical-abstract content to become unknown to the layman. Finally, the weberian concepts will be read in light of recent interpretations about the religious, moral and legal modernity of Brazil. Between the lines, will appear the weberian "ethics", secular and self-assured.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesencantamento do mundopor
dc.subjectTeoria socialpor
dc.subjectSociologia da religiãopor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectPensamento social brasileiropor
dc.subjectDisenchantment of the worldeng
dc.subjectSocial theoryeng
dc.subjectSociology of religioneng
dc.subjectLaweng
dc.subjectBrazilian social thoughteng
dc.subjectWeber, Max, 1864-1920por
dc.subjectCiências sociaispor
dc.subjectReligião e sociologiapor
dc.subjectDireito - Filosofiapor
dc.titleDo jardim mágico ao mundo laico: racionalização da religião e do direito em Max Weberpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alem, João Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783189D1por
dc.contributor.referee1Souza, Márcio Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763484A1por
dc.contributor.referee2Nobre, Renarde Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727391T7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246278Z1por
dc.description.degreenameMestre em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoPretende-se, por meio de três ensaios, analisar a racionalização da religião e do direito em Max Weber. Acentuar-se-á como o pensador alemão compreendeu o desencantamento do mundo como desmagificação das vias de salvação e como transformação científica do mundo em um mecanismo causal . Entretanto, os dois significantes não são coetâneos, há uma inflexão história singular à modernidade ocidental: o próprio ethos religioso, sobretudo por seu filão calvinista, ao entronizar a impessoalidade das relações sociais e ao promover a racionalização das distintas esferas de ação, despiu o mundo de seu manto sacral, profanando-o. Por outro lado, destacar-se-á o advento, graças ao desencantamento do mundo, do formalismo jurídico moderno, no qual as leis perdem sua aura mágica. As leis passam a ser revisáveis, remodeláveis, embora o seu conteúdo técnico-abstrato passe a ser desconhecido dos leigos. Por fim, as conceituações weberianas serão lidas à luz das recentes interpretações sobre a modernidade religiosa, moral e jurídica do Brasil. Nas entrelinhas, aparecerá a ética weberiana, laica e segura de si.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.113-
dc.orcid.putcode81752900-
dc.crossref.doibatchid67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f-
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