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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos docentes de pós-graduação em Contabilidade
Author: Nganga, Camilla Soueneta Nascimento
First Advisor: Leal, Edvalda Araújo
First member of the Committee: Miranda, Gilberto José
Second member of the Committee: Cornachione Júnior, Edgard Bruno
Summary: Devido à crescente inserção de recursos tecnológicos na educação e à transformação dos processos educacionais com este movimento, destaca-se a necessidade de estudar e conhecer os processos que permeiam a aceitação do uso de tecnologias na educação. Nesse contexto, a proposta deste trabalho foi identificar e analisar os fatores que influenciam a aceitação do uso de recursos tecnológicos aplicados nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis, na percepção dos docentes, considerando as transformações que a Contabilidade vem sofrendo, com destaque para a expansão dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da área. O delineamento do estudo teve por base a Teoria Unificada da Aceitação e do Uso de Tecnologia, também conhecida como Modelo UTAUT, que aponta os seguintes fatores como influenciadores da intenção de uso de tecnologias: Condições Facilitadoras, Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço e Influência Social. O estudo foi caracterizado como descritivo e teve uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação da Análise Fatorial Confirmatória, Análise de Regressão Múltipla e, de forma complementar, o Teste U de Mann-Whitney. Os resultados da pesquisa indicaram que os construtos Expectativa de Desempenho e Expectativa de Esforço foram aqueles com efeito significativo sobre a Intenção de Uso de recursos tecnológicos por parte dos docentes dos PPGCCs, sendo que esses construtos apresentaram coeficiente de regressão padronizados igual a 0,553 e 0,268, respectivamente, e significância estatística em relação ao teste t. O R2 do modelo testado foi de 0,702, demonstrando que 70,2% da variação que ocorre na Intenção de Uso pode ser explicada pelas variáveis independentes do modelo. Em relação ao construto Expectativa de Desempenho, pode-se inferir que os docentes acreditam que o uso de recursos tecnológicos auxilia na melhoria da qualidade das aulas, na execução de tarefas mais rapidamente e podem também ajudar na melhoria do desempenho dos alunos. Quanto ao construto Expectativa de Esforço, considerando a significância estatística deste construto, infere-se que aceitação e uso de tecnologias nos PPGCCs auxilia na facilitação da condução das aulas. Importante destacar que os docentes pesquisados podem possuir certa facilidade na aquisição de habilidades para utilizar tecnologias.
Abstract: Due to the increasing insertion of technological resources in education and the transformation of educational processes, there is the need to study and understand the processes that underlie the acceptance of the use of technology in education. In this context, the aim of this study was to identify and analyze the factors that influence the acceptance of the use of technological resources applied in stricto sensu postgraduate courses in accounting, focusing on the perception of teachers and considering the changes that the accounting has been suffering, especially the expansion of stricto sensu postgraduate programs in that area. The outline of this study was based on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology, also known as model UTAUT, which points to the following factors that affect the intended use of technology: Facilitating Conditions, Performance Expectancy, Effort Expectancy and Social Influence. The study was characterized as descriptive and had a quantitative approach through the application of Confirmatory Factor Analysis, Multiple Regression Analysis and in a complementary way, the Mann-Whitney Test (U Test). The survey results indicated that the constructs Performance Expectancy and Effort Expectancy were those with significant effect on the Intention to Use of technological resources by teachers of postgraduate program in accounting, and these constructs showedstandardized coefficient of regressionequal to 0,553 and 0,268, respectively, and statistical significance in relation to the t-test. The R2 of the model tested was 0,702, showing that 70,2% of the variation that occurs in the Intention to Use can be explained by the model of independent variables. Regarding Performance Expectancy construct, it infersthat teachersbelieve that the use of technological resources helps in improving the quality of classes, in performing tasks more quickly and can also help in improving student sperformance. In relation to the construct Effort Expectancy and considering its statistical significance,the acceptance and use of technologies in the postgraduate program in accounting assists in facilitating the conduct of classes. It is important to emphasize that surveyed teachers may have certain ease in acquiring skills to use technology.
Keywords: Educação em Contabilidade
Recursos tecnológicos
Docentes
Accounting Education
Technological resources
Teachers
Contabilidade Estudo e ensino (superior)
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Contabilidade Financeira
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Quote: NGANGA, Camilla Soueneta Nascimento. Aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos docentes de pós-graduação em Contabilidade. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade Financeira) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.1
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.1
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12624
Date of defense: 8-Jan-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

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