Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12620
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de Ciências Contábeis |
Autor(es): | Ferreira, Mônica Aparecida |
Primeiro orientador: | Miranda, Gilberto José |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Janser Moura |
Segundo membro da banca: | Santos, Nálbia de Araújo |
Resumo: | Atualmente, o ensino de contabilidade tem passado por mudanças significativas, tais como crescimento expressivo no número de cursos de Ciências Contábeis e o consequente aumento no número de vagas ofertadas, bem como as mudanças nos padrões contábeis no Brasil (MIRANDA, 2011). Nesse cenário, depara-se com um histórico de desempenho obtido pelos estudantes de Ciências Contábeis desde o Provão até o ENADE 2012, não muito favorável. De acordo com Santos (2012), no Provão de 2002 e 2003, os alunos registraram uma média de 32,0 (escala 0 a 100) e, no ENADE 2006, uma média de 33,90. No ENADE 2009, a média foi de 34,4 e, em 2012, de 34,5 (INEP, 2014). Assim, o objetivo geral do trabalho foi identificar as variáveis significativas na explicação do resultado ENADE 2012 em Ciências Contábeis. A teoria norteadora foi da função de produção educacional. Para realização desta pesquisa foi selecionada uma amostra de 44.370 alunos do curso de Ciências Contábeis (77% da população), que realizaram o ENADE em 2012. Primeiramente realizou-se estatística descritiva das variáveis, logo após foi observado o Modelo Hierárquico Linear para analisar o efeito de cada variável no desempenho acadêmico. Os resultados apontam que as variáveis do Nível Aluno que foram significativas na explicação do desempenho foram: gênero, estado civil, etnia, renda, bolsa de estudo, forma de ingresso, escolaridade da mãe, escola ensino médio (pública ou privada), tipo de ensino médio (tradicional ou profissionalizante), quantidade de livros, horas estudadas, participação iniciação científica, participação monitoria, participação atividades de extensão. E no Nível Instituição: categoria administrativa da IES, região, número de concluintes participantes do ENADE, nota de ingressantes (ENEM), percentual de mestres, percentual de infraestrutura, percentual organização didático-pedagógica. Considera-se a maior contribuição o fato de este trabalho apontar que as características e atitudes dos alunos são as maiores responsáveis (90%) para determinação do desempenho acadêmico e que apenas 10%, aproximadamente, ficam a cargo das variáveis institucionais (docente + IES) |
Abstract: | Currently, the accounting education has undergone significant changes, such as significant growth in the number of Accounting courses and the consequent increase in the number of vacancies offered, as well as changes in accounting standards in Brazil (Miranda, 2011). In this scenario, is faced with a performance history obtained by the students in Accounting from the Provão to the ENADE 2012, not very favorable. According to Santos (2012), in Provão 2002 and 2003, the students recorded an average of 32.0 (range 0-100) and the ENADE 2006 an average of 33.90. ENADE in 2009, the average was 39.9 and in 2012 34.5 (INEP, 2014). Thus, the general objective of this study was to identify the significant variables in ENADE 2012 result of explanation in Accounting. The guiding theory was the educational production function. For this research we selected a sample of 44 370 students of Accounting (77% of the population) who underwent ENADE in 2012. First held descriptive statistics of the variables, after we observed the Hierarchical Linear Model to analyze the effect of each variable on academic performance. The results show that variables of the \"Level Student\" that were significant in the performance of explanation were: gender, marital status, ethnicity, income, scholarship, way ticket, mother\'s education, secondary education school (public or private), type of high school (traditional or vocational), number of books, hours studied, undergraduate research participation, participation monitoring, participation outreach activities. And at Level Institution: administrative category of IES, region, number of graduates participants ENADE, entrants note (ESMS), percentage of teachers, infrastructure percentage, percentage didactic-pedagogical organization. It is considered the greatest contribution the fact that this work point out that the characteristics and attitudes of the students are the most responsible (90%) to determine the academic performance and that only 10% or so, shall be borne by institutional variables (teacher + institution ) |
Palavras-chave: | Desempenho acadêmico Função de Produção Educacional ENADE Academic performance Educational Production Function Currículos - Avaliação Contabilidade -Estudo e ensino Estudantes - Avaliação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Contabilidade Financeira |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
Referência: | FERREIRA, Mônica Aparecida. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de Ciências Contábeis. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade Financeira) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.83 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.83 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12620 |
Data de defesa: | 23-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DeterminantesDesempenhoDiscente.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.