Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLira, Everton Rocha-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:32:34Z-
dc.date.available2016-03-11-
dc.date.available2016-06-22T18:32:34Z-
dc.date.issued2016-02-16-
dc.identifier.citationLIRA, Everton Rocha. TSMA: uma arquitetura para gerenciar a sinalização de trânsito. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.53por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12591-
dc.description.abstractThis academic work consists of specifying and evaluating TSMA (Traffic Sign Management Architecture), an architecture that is being proposed to address limitations of the current traffic sign infrastructure. A large-scale implementation of TSMA would allow, for instance, that remote updates sent to traffic signs be used to divert the traffic flow in case of accidents or even change the limit speed of certain roads during the rush hours. TSMA-compliant vehicles have a receiver unit that displays traffic signs to the driver in the navigation system display; this feature brings into evidence the traffic signs and could potentially reduce the risk of accidents being caused by driver inattention. This work follows a global intelligent cities trend by which systems involved in peoples routines are interconnected and adapt to their needs to better provide comfort and safety. Simulations were run to test the architecture s usage scenarios and a communication prototype was developed as part of this effort. Results obtained from experiments using this prototype and the simulated scenarios confirmed the positive expectations regarding TSMA s viability and efficiency.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidades inteligentespor
dc.subjectBeacon-stuffingpor
dc.subjectSinalização de trânsitopor
dc.subjectIEEE 802.11por
dc.subjectIntelligent citieseng
dc.subjectTraffic signseng
dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalizaçãopor
dc.subjectRedes locais sem fiopor
dc.subjectTrânsito - Medidas de segurançapor
dc.titleTSMA: uma arquitetura para gerenciar a sinalização de trânsitopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Villaça, Rodolfo da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707972U1por
dc.contributor.advisor1Pasquini, Rafael-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719542A3por
dc.contributor.referee1Garcia, Anilton Salles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789160A6por
dc.contributor.referee2Nascimento, Marcelo Zanchetta do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770535J0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4388330J1por
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho consiste da proposição e avaliação do TSMA (Traffic Sign Management Architecture), uma arquitetura voltada a solucionar limitações na infraestrutura atual de sinalizações de trânsito. Uma implementação em larga escala do TSMA permitiria, por exemplo, efetuar remotamente mudanças na sinalização de trânsito para desviar o fluxo de veículos em caso de acidentes ou mesmo aumentar a velocidade de uma via em horários de tráfego intenso. Veículos adaptados para o TSMA são equipados com um receptor que exibe as placas de trânsito ao motorista em uma tela no painel, fator este que dá o destaque devido à sinalização e que tem o potencial para reduzir o risco de acidentes causados pela desatenção dos condutores. A proposta segue uma tendência mundial de cidades inteligentes pela qual os sistemas envolvidos na rotina das pessoas estão interconectados e se adaptam às necessidades delas para prover mais conforto e segurança. Foram realizadas simulações dos cenários de uso da arquitetura e um protótipo de comunicação foi desenvolvido como parte deste trabalho. Resultados obtidos de experimentos utilizando o protótipo e os cenários simulados confirmaram as expectativas de viabilidade e eficiência do TSMA.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.53pt_BR
dc.orcid.putcode81752921-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSMAArquiteturaGerenciar.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.