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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12591
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lira, Everton Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:32:34Z | - |
dc.date.available | 2016-03-11 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-16 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Everton Rocha. TSMA: uma arquitetura para gerenciar a sinalização de trânsito. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.53 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12591 | - |
dc.description.abstract | This academic work consists of specifying and evaluating TSMA (Traffic Sign Management Architecture), an architecture that is being proposed to address limitations of the current traffic sign infrastructure. A large-scale implementation of TSMA would allow, for instance, that remote updates sent to traffic signs be used to divert the traffic flow in case of accidents or even change the limit speed of certain roads during the rush hours. TSMA-compliant vehicles have a receiver unit that displays traffic signs to the driver in the navigation system display; this feature brings into evidence the traffic signs and could potentially reduce the risk of accidents being caused by driver inattention. This work follows a global intelligent cities trend by which systems involved in peoples routines are interconnected and adapt to their needs to better provide comfort and safety. Simulations were run to test the architecture s usage scenarios and a communication prototype was developed as part of this effort. Results obtained from experiments using this prototype and the simulated scenarios confirmed the positive expectations regarding TSMA s viability and efficiency. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cidades inteligentes | por |
dc.subject | Beacon-stuffing | por |
dc.subject | Sinalização de trânsito | por |
dc.subject | IEEE 802.11 | por |
dc.subject | Intelligent cities | eng |
dc.subject | Traffic signs | eng |
dc.subject | Trânsito - Sinais e sinalização | por |
dc.subject | Redes locais sem fio | por |
dc.subject | Trânsito - Medidas de segurança | por |
dc.title | TSMA: uma arquitetura para gerenciar a sinalização de trânsito | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Villaça, Rodolfo da Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707972U1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pasquini, Rafael | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719542A3 | por |
dc.contributor.referee1 | Garcia, Anilton Salles | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789160A6 | por |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Marcelo Zanchetta do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770535J0 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4388330J1 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Ciência da Computação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste da proposição e avaliação do TSMA (Traffic Sign Management Architecture), uma arquitetura voltada a solucionar limitações na infraestrutura atual de sinalizações de trânsito. Uma implementação em larga escala do TSMA permitiria, por exemplo, efetuar remotamente mudanças na sinalização de trânsito para desviar o fluxo de veículos em caso de acidentes ou mesmo aumentar a velocidade de uma via em horários de tráfego intenso. Veículos adaptados para o TSMA são equipados com um receptor que exibe as placas de trânsito ao motorista em uma tela no painel, fator este que dá o destaque devido à sinalização e que tem o potencial para reduzir o risco de acidentes causados pela desatenção dos condutores. A proposta segue uma tendência mundial de cidades inteligentes pela qual os sistemas envolvidos na rotina das pessoas estão interconectados e se adaptam às necessidades delas para prover mais conforto e segurança. Foram realizadas simulações dos cenários de uso da arquitetura e um protótipo de comunicação foi desenvolvido como parte deste trabalho. Resultados obtidos de experimentos utilizando o protótipo e os cenários simulados confirmaram as expectativas de viabilidade e eficiência do TSMA. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Exatas e da Terra | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.53 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81752921 | - |
dc.crossref.doibatchid | a330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
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