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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Explorando funcionalidades sociais e colaborativas em ambientes educacionais ubíquos
Autor(es): Mendonça, Igor Emmanuel Silva
Primeiro orientador: Cattelan, Renan Gonçalves
Primeiro membro da banca: Fernandes, Márcia Aparecida
Segundo membro da banca: Macedo, Alessandra Alaniz
Resumo: Pesquisas e projetos que exploram o paradigma de computação ubíqua no âmbito educacional são recorrentes na literatura, abrindo espaço para o desenvolvimento e a experimentação com novas formas de comunicação, colaboração e organização da informação. Nesse contexto, este trabalho apresenta um modelo de arquitetura de software que apoia atividades colaborativas de extensão e enriquecimento de conteúdo digital por meio de anotações e classificação (ranking) em Ambientes Educacionais Ubíquos. O modelo proposto utiliza conceitos da composição hipermídia e é capaz de gerar subsídios para atender a requisitos de recomendação e personalização de conteúdo digital multimídia. Como prova de conceito, foi construída uma aplicação Web que disponibiliza serviços de criação de comentários e classificação de conteúdo multimídia. Para validação da proposta, a aplicação foi acoplada à plataforma Classroom eXperience como um módulo adicional, e sua utilização por turmas de cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia foi assistida ao longo de dois semestres letivos. Na validação, aplicou-se uma adaptação do Modelo de Aceitação de Tecnologia, com o intuito de averiguar a receptividade e o impacto da inclusão das novas funcionalidades pelos estudantes usuários da plataforma. Como resultado, verificou-se que o módulo colaborativo foi bem aceito pelos usuários e contribuiu para a atratividade da plataforma, aumentando os índices de acesso à mesma. Observou-se ainda, que o incentivo ao uso do sistema contribuiu para o desempenho final dos alunos, mostrando que abordagens que visam disponibilizar recursos interativos em meio virtual e incentivar a aprendizagem colaborativa possuem grande potencial de fomento dos processos de ensino e aprendizagem no campo educacional.
Abstract: Research and projects that exploit the ubiquitous computing paradigm in the education domain are recurrent in the literature, opening the way for the development and experimentation with new forms of communication, collaboration and organization of information. In this context, this work presents a software architecture model that supports collaborative activities for extension and enrichment of digital content through annotation and classication (ranking) in ubiquitous educational environments. The proposed model uses concepts of hypermedia composition and is capable of generating subsidies to meet recommendation requirements and customization of multimedia digital content. As a proof of concept, a Web application was built to allow the creation of comments and ratings over multimedia digital content. For validating the proposal, such application was integrated to the Classroom eXperience platform as an additional module, and its use by groups of undergraduate courses at Federal University of Uberlândia was assisted over two semesters. In the validation approach, it was applied an adaptation of the Technology Acceptance Model, in order to determine the receptivity and the impact of the inclusion of new features by students using the platform. As a result, it was found that the collaborative module has been well received by users and contribute to the attractiveness of the platform, increasing its levels of access. It was also observed that such incentive to use the system also contributed to the nal performance of the students, showing that approaches that aim at providing interactive features in a virtual environment and encouraging collaborative learning have great potential for the development of teaching and learning processes in the educational eld.
Palavras-chave: Computação ubíqua
Extensão de conteúdo educacional
Aprendizagem colaborativa
Mídias digitais
Ubiquitous computing
Extension of educational content
Collaborative learning
Digital media
Ensino auxiliado por computador
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Referência: MENDONÇA, Igor Emmanuel Silva. Explorando funcionalidades sociais e colaborativas em ambientes educacionais ubíquos. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.272
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.272
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12589
Data de defesa: 21-Mai-2015
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