Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12542
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Predição de tráfego, usando WT e ARIMA, aplicada ao gerenciaciamento adaptativo de largura de banda para interfaces de roteadores
metadata.dc.creator: Costa, Newarney Torrezão da
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbar, Jamil Salem
metadata.dc.contributor.referee1: Faina, Luís Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Godoy Junior, Walter
metadata.dc.description.resumo: Nesta Dissertação de Mestrado, apresenta-se o desenvolvimento de um framework para auxílio na identificação de políticas para o gerenciamento adaptativo de largura de banda máxima admissível nas interfaces de conexão com as LANs em um roteador. Neste trabalho é evidenciado que o gerenciamento adaptativo pode ser realizado com base em predições do tráfego por meio de WT e ARIMA. A investigação da acurácia na predição do tráfego foi realizada por meio da comparação de métodos de predição e constata-se que a combinação das WT com ARIMA é mais precisa. A coleta de dados, que originou as séries temporais utilizadas para fazer a predição, foi realizada por meio do Protocolo SNMP e a realocação dinâmica da largura de banda foi feita por meio do mecanismo CBQ. Uma contribuição deste trabalho é o desenvolvimento do algoritmo SGALB, que pode ser utilizado como ferramenta auxiliar ao gerenciamento de desempenho em redes de computadores.
Abstract: This dissertation presents the development of a framework to aid the identification of policies for adaptive management of bandwidth maximum permissible in connection interfaces with LANs on a router. In this work is evident that adaptive management can be performed based on predictions of traffic through WT and ARIMA. We investigated the accuracy of the predicted traffic by comparing prediction methods and observing that the combination of WT with ARIMA is more accurate. Data collection, which originated the time series used to make the prediction was performed using the SNMP protocol and the dynamic reallocation of bandwidth was done through the CBQ mechanism. A contribution of this work is the development of the algorithm SGALB, which can be used as an auxiliary tool for performance management in computer networks.
Keywords: Redes de computadores
Gerenciamento adaptativo
Largura de banda
Séries temporais
WT
ARIMA
CBQ
SNMP
SGALB
Adaptive management
Bandwidth
Time series
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Citation: COSTA, Newarney Torrezão da. Predição de tráfego, usando WT e ARIMA, aplicada ao gerenciaciamento adaptativo de largura de banda para interfaces de roteadores. 2013. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12542
Issue Date: 6-Feb-2013
Appears in Collections:PPGCC - Mestrado em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Newarney Torrezao.pdf6.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.