Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12525
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Captura multimídia em ambientes educacionais instrumentados: aspectos arquiteturais, modelo de comunicação e interface de acesso contextual
metadata.dc.creator: Ferreira, Hiran Nonato Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Cattelan, Renan Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Bulcão Neto, Renato
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Pedro Frosi
metadata.dc.contributor.referee3: Amo, Sandra Aparecida de
metadata.dc.description.resumo: Aplicações de captura e acesso dão suporte à captura automática de experiências do cotidiano e na posterior disponibilização das informações capturadas. Essas aplicações exploram o conceito de computação ubíqua para automatizar o processo de captura de atividades humanas do cotidiano e permitir a geração de documentos multimídia passíveis de armazenamento, recuperação, visualização e extensão ao longo do tempo. Seu desenvolvimento contempla a implantação de arquiteturas computacionais extensas e complexas, aspectos de modelagem e prototipação, bem como questões sobre armazenamento, recupera ção e extensão das informações capturadas. Este trabalho apresenta o Classroom eXperience, uma infraestrutura de captura e acesso voltada para ambientes educacionais instrumentados que permite a gravação de uma série de artefatos produzidos durante uma aula e na sua posterior disponibilização aos alunos. A infraestrutura desenvolvida compreende recursos de tratamento contextual para acesso ao conteúdo armazenado, em que recomendações de conteúdo podem ser feitas a partir do contexto de acesso de cada usuá- rio. A infraestrutura desenvolvida contempla ainda um modelo de comunicação peer-topeer que suporta o armazenamento, a transferência e a replicação do conteúdo capturado. Por meio da criação de protótipos funcionais, foram também conduzidos estudos de caso e análises qualitativas sobre o uso da infraestrutura.
Abstract: Capture and access applications support automatic capture of everyday experiences and the subsequent availability of such captured information. These applications explore the concept of ubiquitous computing in order to automate the process of capturing human activities and allow the generation of multimedia documents that can be stored, retrieved, viewed and extended over time. Their development involves the deployment of large and complex computing architectures, aspects of modeling and prototyping, as well as issues regarding storage, retrieval and extension of the captured information. This work presents Classroom eXperience, an infrastructure for capture and access in instrumented educational environments which allows the recording of a series of artifacts produced during a conventional lecture and its subsequent availability to students. The developed infrastructure includes mechanisms for contextual access of captured information, where content recommendations can be made according to the access context of each user. The infrastructure still comprises a peer-to-peer communication model supporting the storage, transfer and replication of captured content. By means of functional prototypes, case studies and qualitative analysis were conducted to evaluate the use of the system.
Keywords: Computação ubíqua
Captura e acesso
Conteúdo multimídia
Redes peer-to-peer
Ciência de contexto
Ubiquitous computing
Capture and access
Multimedia content
Peer-to-peer networks
Context-aware
Computação ubíqua
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Citation: FERREIRA, Hiran Nonato Macedo. Captura multimídia em ambientes educacionais instrumentados: aspectos arquiteturais, modelo de comunicação e interface de acesso contextual. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12525
Issue Date: 25-Jun-2012
Appears in Collections:PPGCC - Mestrado em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf3.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.