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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Aspectos rítmicos no minimalismo: elaboração de exercícios a partir do procedimento de defasagem e processos aditivos
metadata.dc.creator: Cunha, Katiane Cristine Faria da
metadata.dc.contributor.advisor1: Traldi, Cesar Adriano
metadata.dc.contributor.referee1: Barreiro, Daniel Luis
metadata.dc.contributor.referee2: Fridman, Ana Luisa
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa teve como alvo a elaboração de exercícios rítmicos a partir dos aspectos rítmicos explorados por compositores minimalistas. Partimos da hipótese de que o ensino musical na maioria das universidades brasileiras não prioriza o aprendizado da música contemporânea. Não se trata, portanto, de uma hipótese conceitual, mas de uma hipótese que demonstra a importância em investir nesse tema, que permitiu vislumbrar questões paradigmáticas (Boaventura, 2008) que moldam o ensino e questões conceituais que podem enriquecer a aprendizagem do aspecto rítmico a partir de uma percepção incorporada - embodied mind (Fridman, 2013). Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral: Elaborar exercícios a partir de processos rítmicos utilizados no Minimalismo, destacando o procedimento de Phase Shifting (defasagem) e processos aditivos como Block Additive Process (Processo Aditivo por Grupo), Linear Additive Process (Processos Aditivo Linear); e como objetivos específicos: realizar uma reflexão sobre a definição de ritmo, pontuando algumas abordagens desse elemento musical ao longo da história da música ocidental; buscar esclarecimentos sobre o movimento minimalista (fase pré-clássica), apontando as intenções, influências e propósitos das composições; descrever/analisar os procedimentos utilizados por Steve Reich (1936-) e Philip Glass (1937) na fase referida anteriormente; elaborar exercícios rítmicos a partir desses procedimentos; e vivenciar os exercícios elaborados com turmas de Percepção Musical do curso de Música da UFU. Para alcançar esses objetivos a metodologia utilizada seguiu as seguintes etapas: revisão bibliográfica sobre a definição de ritmo; estudo de procedimentos rítmicos criados no século XX, principalmente no repertório minimalista; elaboração de exercícios (estudos) musicais envolvendo os procedimentos Phase Shifting, Linear Additive Process e Block Additive Process; aplicação dos exercícios criados com alunos da graduação em música da UFU; e, estudo dos resultados alcançados na aplicação dos exercícios. Nas conclusões finais destacamos a necessidade de elaboração de práticas musicais condizentes aos princípios paradigmáticos emergentes, de uma visão holística a ser transferida às aprendizagens em músicas, legados esses que se demonstram desafiadores aos músicos-educadores da atualidade
Abstract: This research aims the elaboration of rhythmic exercises based on rythmic aspects analyzed from minimalist composers. We start from the hypothesis that musical learning in most Brazilian universities does not prioritize contemporary music studies. It is not, therefore, a conceptual hypothesis, but a hypothesis that shows the importance of investing in that subject, that has taken us to get a glimpse of pragmatic questions (Boaventura, 2008) that mold the teaching and conceptual questions that may enrich the learning of the rhythmic aspect from a embodied mind (Fridman, 2013). Therefore, the research had as its general goal: the elaboration of exercises based on rhythmic structures utilized in Minimalism, highlighting the Phase Shifting processes and additive processes such as the Block Additive Process, and the Linear Additive Process, and as objective goals: to make a reflexion upon rhythm definition highlighting some approaches about this musical element throughout the musical history of the Ocidental Europe; to search for enlightenment on the minimalist movement (pre-classical phase) pointing out the intentions, influences and purposes of the compositions; to describe/analyze the processes utilized by Steve Reich (1936-) and Phillip Glass (1937-) in the previously mentioned phase; to elaborate rhythmic exercises based on those processes; to experience the elaborated exercises in Music Perception classes in the Music course at UFU. In order to reach these goals the methodology was based on the following steps: bibliographic review about the definition of rhythm; studies about rhythmic processes created in the twentieth century, especially in the minimalistic repertoire; elaboration of musical exercises (studies) involving Phase Shifting, Linear Additive Process and Black Additive Process; application of the exercises created on music grad-students at UFU; and, study of the results achieved with the application of the exercises. In the final considerations we highlight the need for elaborating musical practices befitting from paradigmatic emergent principles, the transference of a holistic vision to musical learning, considering that those legacies showed themselves as challenging to musical-educators nowadays
Keywords: Ritmo
Minimalismo
Percepção musical
Minimalism
Rhythm
Musical perception
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: CUNHA, Katiane Cristine Faria da. Aspectos rítmicos no minimalismo: elaboração de exercícios a partir do procedimento de defasagem e processos aditivos. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12367
Issue Date: 10-Jul-2015
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

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