Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12366
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Fluxo espontâneo e capacidade de jogo: estudos atorais a partir de princípios do teatro-esporte e do match de improvisação
metadata.dc.creator: Ferreira, Brenno Jadvas Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Narciso Larangeira Telles da
metadata.dc.contributor.referee1: Merisio, Paulo Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Leal, Mara Lúcia
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa almeja investigar a relevância do trabalho da improvisação com o TEATRO-ESPORTE e o MATCH DE IMPROVISAÇÃO no treinamento cênico e na preparação do ator, analisando seus elementos componentes e a dinâmica de execução e desenvolvimento que vem se consolidando no Canadá, Argentina e países da Europa como prática artística e ainda pouco explorada como instrumento pedagógico-teatral. No Brasil existem grupos que trabalham com essas práticas, mas na literatura encontram-se poucas pesquisas acadêmicas sobre o Teatro-Esporte e o Match. Além disso, não foram até o momento feitas traduções para o português das obras de Keith Johnstone. Como estruturas de base de estudo acerca da importância da Improvisação no treinamento do ator, são pesquisados os princípios do Teatro-Esporte de Keith Johnstone e do Match de Improvisação de Gravel e Leduc, assim como uma vivência com jogos calcados no Melodrama, como potencializadores da CAPACIDADE DE JOGO e FLUXO ESPONTÂNEO nas criações atorais.
Abstract: This research aims to investigate the relevance of improvisation work to THEATRESPORTS and the MATCH OF IMPROVISATION in \'scenic training\' and in the actor s preparation, analyzing their components, execution dynamics and development that has been consolidating in Canada, Argentina and European countries as an artistic practice and not so much explored as a pedagogical-theatrical instrument. In Brazil, there are groups working with these practices, but in literature there are few academic researches on Theatresports and Match. Moreover, it has not so far made for Portuguese translations of Keith Johnstone s works. As base study structures about the importance of improvisation in actor training, the principles researched are Keith Johnstone s \"Theatresports\" and Gravel s and Leduc s \"Match of Improvisation\" as well as an experience based on Melodrama games as enhancers of GAME CAPABILITY and SPONTANEOUS FLOW of actors creations.
Keywords: Teatro-esporte
Match de improvisação
Melodrama
Capacidade de jogo
Fluxo espontâneo
Theatresports
Match of improvisation
Game capability
Spontaneous flow
Improvisação (Representação teatral)
Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: FERREIRA, Brenno Jadvas Soares. Fluxo espontâneo e capacidade de jogo: estudos atorais a partir de princípios do teatro-esporte e do match de improvisação. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12366
Issue Date: 24-Aug-2015
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FluxoEspontaneoCapacidade.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.