Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12358
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Dramaturgia e teatro de rua: o grotesco, o épico e o lírico nas montagens do Grupo Mambembe
Autor: Nogueira, Carolina Cecília Carvalho
Primer orientador: Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
Primer miembro de la banca: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Segundo miembro de la banca: Nosela, Berilo Luigi Deiró
Resumen: A presente pesquisa tem o intuito de elucidar a composição dos gêneros no Teatro de Rua popular, utilizando o recorte de dois espetáculos: O barão nas árvores, e Sôroco, sua mãe, sua filha (ambos adaptados pelo dramaturgo William Neimar) do grupo Mambembe - música e teatro itinerante. O objetivo é compreender a relação do texto dramático com a cena considerando os gêneros híbridos presentes nas dramaturgias dos espetáculos foco dessa dissertação. Através desse recorte é possível ampliar o olhar para a interlocução entre dramaturgia e cena do Teatro de Rua popular contemporâneo. Para compreender a afinidade texto/cena no grupo Mambembe, analiso no primeiro momento o processo de adaptação do texto não dramático para a dramaturgia. No segundo busco averiguar a presença narrativa, lírica, e dramática nos textos adaptados, Sôroco, sua mãe, sua filha e O barão nas árvores de Neimar. Utilizo de entrevistas com artistas envolvidos e público, afim de enfatizar relação texto/cena. No terceiro momento faço uma análise dos espetáculos considerando todos os seus elementos. No quarto trago um breve panorama da dramaturgia popular ao longo de seu percurso, a fim de compreender a presença dos rudimentos que perduram até os dias atuais, sendo possível traçar uma estrutura da composição dessa linguagem. Como amparo teórico utilizo Staiger e Rosenfeld no estudo dos gêneros épico, lírico, dramático. Na relação texto/cena trago Guénoun onde se verifica o jogo do ator com a palavra em cena. Como resultado dessa investigação me concentro nos diversos elementos teatrais, bem como dramatúrgicos. Finalmente, são apontadas reflexões a respeito da apreciação do público popular perante as encenações situadas nessa pesquisa a fim de elucidar a funcionalidade do texto contemporâneo no Teatro de Rua popular.
Abstract: La presente investigación tiene como objetivo elucidar la composición de los géneros en el Teatro de calle popular, utilizando el recorte de dos espectáculos: O barão nas árvores, e Sôroco, sua mãe, sua filha (ambos adaptados por el dramaturgo William Neimar) del grupo Mambembe música y teatro itinerante. El objetivo es comprender la relación del texto dramático con la escena considerando los géneros híbridos presentes en las dramaturgias de los espectáculos foco de esa disertación. A través de ese recorte es posible ampliar la mirada para la interlocución entre dramaturgia y escena del Teatro de Calle popular contemporáneo. Para comprender la finalidad texto/escena en el grupo Mambembe, analizo en el primer momento el proceso de adaptación del texto no dramático para la dramaturgia. En el segundo momento busco averiguar la presencia narrativa, lírica, e dramática en los textos adaptados, Sôroco, sua mãe, sua filha, e O barão nas árvores de Neimar. Utilizo entrevistas con artistas involucrados y el público, con el objetivo de enfatizar relación texto/escena. En el tercer momento hago un análisis de los espectáculos considerando todos sus elementos. En el cuarto traigo un breve panorama de la dramaturgia popular a lo largo de su recorrido, a fin de comprender la presencia de los rudimentos que perduran hasta los días de hoy, siendo posible trazar una estructura de la composición de ese lenguaje. Como amparo teórico utilizo Staiger y Rosenfeld en el estudio de los géneros épico, lírico y dramático. En la relación texto/escena, traigo Guénoun en el cual se verifica el juego del actor con la palabra en escena. Como resultado de esa investigación me concentro en los diversos elementos teatrales, así como dramatúrgicos. Finalmente son identificadas reflexiones respecto a la apreciación del público popular delante de escenificaciones situadas en esa investigación, a fin de elucidar la funcionalidad del texto contemporáneo en el Teatro de Calle popular.
Palabras clave: Dramaturgia
Teatro de Rua Popular
Público
Teatro de Calle popular
Enredos (teatro, ficção, etc.)
Teatro itinerante
Teatro de rua
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: NOGUEIRA, Carolina Cecília Carvalho. Dramaturgia e teatro de rua: o grotesco, o épico e o lírico nas montagens do Grupo Mambembe. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.347
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.347
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12358
Fecha de defensa: 24-jul-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DramaturgiaTeatroRua.pdf2.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.