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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Análise, escuta e interpretação musical: o uso da análise computacional de gravações no processo de construção interpretativa de Tetragrammaton XIII, de Roberto Victorio
metadata.dc.creator: Rosa, Renato Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Barreiro, Daniel Luis
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Alexandre Zamith
metadata.dc.contributor.referee2: Traldi, Cesar Adriano
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute o uso da análise de gravações no processo de construção da interpretação musical. Reconhecendo que a interpretação é tradicionalmente estabelecida com base em uma escritura musical, questionam-se as limitações representacionais inerentes à notação. Nesse percurso, em que a notação impõe desafios aos intérpretes, a escuta exerce um importante papel para concretização da criação na interpretação. O objeto proposto parte da hipótese de que o uso da análise de gravações por meio de ferramentas computacionais pode contribuir no processo de decifração da escritura musical integrada à escuta do fenômeno sonoro. O uso de software como recurso para análise de gravações aponta para uma abordagem dos aspectos intrínsecos do fenômeno sonoro que podem auxiliar o intérprete na compreensão de materiais sonoro-musicais não revelados pelo recurso notacional, viabilizando, assim, uma interpretação musical fundamentada pela escuta. Esta análise fornece dados quantitativos acerca de aspectos expressivos da execução, tais como: os conteúdos agógicos, dinâmicos e de articulação. São apontadas as raízes desse modelo analítico no campo musicológico, sobretudo na caracterização da visão de música enquanto performance. Para a viabilização desse estudo, adota-se a obra Tetragrammaton XIII, para violão solo, de Roberto Victorio como objeto interpretativo-analítico. São apresentadas três gravações destinadas à investigação duas preliminares e uma final , realizadas pelo autor da pesquisa. A partir da análise das duas gravações preliminares elaborou-se um mapa interpretativo apresentado como resultado do processo vivenciado na pesquisa e que subsidiou a realização da gravação final. Esta, por sua vez, é entendida como um registro dentre as múltiplas possíveis performances viabilizadas a partir do mapa interpretativo elaborado. Por fim, busca-se entender, a partir do percurso vivenciado, em que medida o uso da análise de gravações fomentou a expansão da escuta, bem como auxiliou na criação de uma concepção interpretativa da obra utilizada.
Abstract: In this dissertation, I discuss the analysis of recorded performances as a tool in the process of creating a musical interpretation. Considering that interpretation is traditionally based on the understanding generated by the musical score, one may question the representational limitations of notation. In this process, as notation imposes challenges to performers, listening plays an important role in enabling the creation of a musical interpretation. The proposed object departs from the hypothesis that the analysis of recorded performances with computational tools may help in the process of deciphering the musical écriture integrated to the listening of the sound phenomenon. The use of software as a resource for analyzing recorded performances approaches the intrinsic aspects of sound, which can assist the performer in understanding sonic-musical materials that are otherwise obscured by notation thus allowing a musical interpretation based on listening. The analysis of the recordings provides quantitative data about the expressive aspects of performance, such as timing, dynamics and articulation. The roots of this analytical model in the musicological field are mentioned, especially the concept of music as performance. In order to make this study possible, I adopt the work Tetragrammaton XIII for solo guitar, by Roberto Victorio, as an interpretative and analytical object. Three recordings that I made are presented in this research - two preliminary and one concluding. Based on the analysis of the two preliminary recordings, an interpretative map was elaborated as a result of the process experienced in this research, which supported the performance in the concluding recording. This recording, in turn, is understood as one performance among the many possible ones made viable by the interpretative map. Finally, I seek to understand, from this experience, to what extent the analysis of recordings may foster the expansion of listening and help to create an interpretative understanding of the work.
Keywords: Escuta no processo de interpretação musical
Análise computacional de gravações
Sonic visualiser
Tetragrammaton XIII
Roberto Victorio
Mapa interpretativo
Music interpretation process and listening
Computer analysis of recorded performances
Sonic visualiser
Interpretative guide
Victorio, Roberto - Crítica e interpretação
Gravação musical
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: ROSA, Renato Mendes. Análise, escuta e interpretação musical: o uso da análise computacional de gravações no processo de construção interpretativa de Tetragrammaton XIII, de Roberto Victorio. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12349
Issue Date: 24-Mar-2015
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

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