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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A presença do piano na cidade de Uberlândia-MG: um estudo documental sobre as ações pedagógico-musicais no período de 1888 a 1957
Autor: Cunha, Daniela Carrijo Franco
Primer orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primer miembro de la banca: Souza, Jusamara Vieira
Segundo miembro de la banca: Morato, Cintia Thais
Resumen: Esta dissertação aborda a presença do piano na cidade de Uberlândia-MG e se propõe a investigar ações pedagógico-musicais que envolveram esse instrumento na cidade na perspectiva da educação musical. Essa investigação abarca o período de 1888, quando Uberlândia foi elevada à categoria de cidade, até 1957, quando ocorre a criação do Conservatório Musical de Uberlândia. É uma pesquisa de caráter documental, cujas fontes são jornais que circularam na cidade nesse período. A partir dos jornais foi possível analisar e compreender ações pedagógico-musicais mediante as diversas atividades que envolviam o piano na cidade. Dentre essas ações foram destacadas as aulas de piano e as apresentações musicais em espaços como a rádio, o cinema, a escola e os vários salões da cidade. A educação musical como prática social (SOUZA, 2004), as práticas musicais como processos de civilização (ELIAS, 1994), e as atividades pianísticas enquanto elementos de distinção social (BOURDIEU, 2007b) foram o suporte teórico para a reflexão sobre os dados analisados. A relação que as pessoas da cidade criaram com o piano, frequentando concertos, aprendendo a se portarem em apresentações musicais e ouvindo música foram costumes cultivados pelos uberlandenses durante o período estudado. Muitas dessas práticas foram realizadas em busca de um ideal de uma cidade civilizada que pregava a importância das pessoas saberem apreciar música e se portar nos eventos culturais.
Abstract: This dissertation addresses the presence of the piano performance in the city of Uberlândia, Minas Gerais State and it proposes to investigate pedagogical and musical actions involving this instrument in the city through the perspective of music education. The research covers the period of time from year 1888 when village of Uberlândia was elevated to city status until year 1957, when the Music Conservatory of Uberlândia was created. It is a documentary research, whose sources were articles from newspapers that circulated in the city during this period. Based on newspapers analysis it was possible understand musical and pedagogical actions throughout various activities involving the piano performance in the city. Among the pedagogical and musical actions well documented in this research, the piano lessons, musical presentations in spaces such as radio, cinema, schools and the various music halls of the city were clearly highlighted. The theoretical supports for the reflection and the data analysis were focused on the music education as a social practice (SOUZA, 2004), the musical practices as processes of civilization (ELIAS, 1994) and also in pianistic activities as elements of social distinction (BOURDIEU, 2007b). The relationship that the townspeople has established with the piano, including practices of attending concerts, learning how to behave in musical performances and also creating listening habits were cultivated by citizens of Uberlândia during the period of time studied. Many of these practices were maintained (1888-1957) in society as search of an ideal of a civilized city whereas people knew how to behave and enjoy the piano music.
Palabras clave: Educação musical
Ações pedagógico-musicais
Music education
Pedagogical and musical shares
Música
Música - Instrução e estudo
Piano - Uberlândia (MG) - História, 1888-1957
Piano - Instrução e estudo
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: CUNHA, Daniela Carrijo Franco. A presença do piano na cidade de Uberlândia-MG: um estudo documental sobre as ações pedagógico-musicais no período de 1888 a 1957. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.518
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.518
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12347
Fecha de defensa: 21-nov-2014
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

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