Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Dickson Duarte
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.available2014-11-13
dc.date.available2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.issued2013-03-30
dc.identifier.citationPIRES, Dickson Duarte. Sobre (re)gadores e água; entre fontes e cidades: reflexões sobre o processo criativo do espetáculo Anjos d água TerraCotta Dança Contemporânea. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12337-
dc.description.abstractThis paper brings the possibility of thinking about the connections among body, art and the city throughout dancing in its contemporary aspects. It refers mainly to the concept of modern city, guided from the point of view from Post Modernity. The research interacts with theories and concepts from visual arts, architecture, philosophy and sociology, analyzing the break point path with institutionalized art and checking for proposals of occupying though dance urban spaces, which has the performance ―Anjos d Água‖ as main object of research. The conceptual focus of reflection introduces the operation of Sit Specific Art inscenic arts, emphasizing dancing and bringing out methodologies, esthetics and languages for the flow of art in the environment of the city, with focus in the public space. Analyzing the identities: piece of art and public management, the research introduces a cutting of the recent production in contemporary dance performed in Uberlândia/MG. Giving aspects of development, it shows the possibility of apprehend the creative process in the spectacle ―Anjos d Água‖ as an experience of recording the activities from the group TerraCotta Dança Contemporânea, organized and publicized aiming to highlight its contribution to the history of brazilian dancing. The research presents, in general lines, a political bias for recognizes the relevance of welcoming in the scope of the University researches focused in contemporary dancing, which contributes to amplifying that language, its interdisciplinary processes and dialogues with society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectCidadepor
dc.subjectSit Specific Artpor
dc.subjectContemporary dancingeng
dc.subjectCityeng
dc.titleSobre (re)gadores e água; entre fontes e cidades: reflexões sobre o processo criativo do espetáculo Anjos d água TerraCotta Dança Contemporâneapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Meira, Renata Bittencourt
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3por
dc.contributor.referee1Silva, Narciso Larangeira Telles da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6por
dc.contributor.referee2Nora, Sigrid Augusta Busellato
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717411Y9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745215H5por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO presente trabalho traz possibilidade de reflexão acerca das relações entre corpo, arte e cidade por meio da dança, em seus aspectos contemporâneos. Refere-se principalmente ao conceito de cidade moderna, tangenciada pelas reflexões da Pós-Modernidade. A pesquisa dialoga com teorias e conceitos das artes visuais, arquitetura, filosofia e sociologia, analisando o percurso do rompimento com a arte institucional e verificando propostas de ocupação de dança em espaços urbanos, com destaque para o espetáculo ―Anjos d Água‖, objeto central desta pesquisa. O foco conceitual das reflexões apresenta a operação em Sit Specific Art nas artes cênicas, com ênfase na dança, e sublinha metodologias, estéticas e linguagens para a fruição das artes no ambiente da cidade com foco no espaço público. Pela análise das identidades: obra de arte e gestão pública, a pesquisa apresenta um recorte da recente produção da dança cênica contemporânea, realizada em Uberlândia/MG. Por aspectos de desdobramento, é apontada a possibilidade de perceber o processo de criação do espetáculo ―Anjos d Água‖ como uma experiência de registro das atividades do Grupo TerraCotta Dança Contemporânea, organizadas e publicizadas de forma a destacar suas contribuições para a história da dança brasileira. A pesquisa apresenta em linhas gerais um viés político, que reconhece a relevância de acolher no âmbito da Universidade pesquisas com foco na dança contemporânea, as quais contribuem para a ampliação dessa linguagem, seus processos interdisciplinares e diálogos com a sociedade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81760128-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SobreRegadoresAgua.pdf7.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
SobreRegadoresAgua_Ficha.pdf9.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.