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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12328
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O Círculo de Giz Caucasiano: os percalços melodramáticos sobre os trilhos épicos de Brecht |
Autor(es): | Pereira, José Luiz Calixto |
Primeiro orientador: | Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto |
Primeiro coorientador: | Merisio, Paulo Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Carneiro, Ana Maria Pacheco |
Segundo membro da banca: | Portich, Ana Maria |
Resumo: | Essa dissertação apresenta um estudo do texto O círculo de giz caucasiano, de Bertolt Brecht (1898 1956). O farol de investigação é iluminado pelo reconhecimento dos elementos e das características do gênero melodramático presentes na tessitura do texto do dramaturgo alemão. Para respaldar minha investigação, recorro a alguns apontamentos já existentes sobre o gênero melodramático, em especial, os estudos de Jean-Marie Thomasseau (2005), Ivete Huppes (2000), somados aos do teatro épico brechtiano. A Idea de Brecht sobre fábula, cópia, relação texto/cena, aponta para outras possibilidades de sentido diferentes da expectativa gerada pela estética melodramática. Esse diálogo entre discursos é respaldado pelo viés do dialogismo e discurso paródico de Mikhail Bakhtin (1999; 1992). Consequentemente, o resultado do trabalho se caracteriza em um constante ir e vir entre espaços , tempos e ideias , no qual o exercício de releituras de formas e discursos, socialmente diversificadas, revela uma das teses do pensamento brechtiano: um mundo em transformação no qual o sujeito não anula suas emoções, mas eleva-as ao horizonte de lucidez. O jogo de aproximação e distanciamento visa, na estética do exagero, a propalação de qualidades artísticas a serem regadas pela objetividade do teatro épico, processo que culmina, na fábula, uma discussão e crítica ao senso de propriedade, não somente em voga nos melodramas do período clássico, mas também na dramaturgia de Brecht. |
Abstract: | En esta tesis se presenta un estudio del texto O circulo de giz caucasiano, de Bertolt Brecht (1898-1956). El faro de la investigación es iluminado por el reconocimiento de los elementos y características del género melodramático presente en la tesitura del texto del dramaturgo alemán. Para apoyar mi investigación, me dirijo a algunas notas en el género melodramático existentes, en particular los estudios de Jean-Marie Thomasseau (2005), Ivete Huppes (2000), sumados al teatro épico brechtiano. La idea de Brecht acerca de fábula, copia relación texto/escena, apunta a otras posibilidades de significado distintos de las expectativas generadas por la estética melodramática. Este diálogo entre los discursos con el apoyo de la parcialidad de dialogismo y el discurso paródico de Mikhail Bakhtin (1999, 1992). En consecuencia, el resultado del trabajo se caracteriza en un constante ir y venir entre los \"espacios\", \"tiempo\" y las \"ideas\" en las que el ejercicio de reinterpretación de las formas y los discursos, socialmente diversos, revela una tesis del pensamiento brechtiano: un mundo en cambio en que el sujeto no anula sus emociones, sino que las eleva hasta el horizonte de lucidez. El juego de aproximación y distanciamiento ten el enfoque, en estética de la exageración, la propagación de calidades artísticas a ser irrigadas por la objetividad del teatro épico, proceso que culminaría, en la fábula, una discusión y crítica del sentido de la propiedad, no sólo en boga de los melodramas del período clásico, sino también en la dramaturgia de Brecht. |
Palavras-chave: | Teatro épico Melodrama Diálogo Paródia Parodia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | PEREIRA, José Luiz Calixto. O Círculo de Giz Caucasiano: os percalços melodramáticos sobre os trilhos épicos de Brecht. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.275 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.275 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12328 |
Data de defesa: | 25-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
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