Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12324
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Instalações interativas digitais os códigos estéticos e a produção artística contemporânea
metadata.dc.creator: Proença, Adriana Porto
metadata.dc.contributor.advisor1: Nardin, Heliana Ometto
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Cleomar de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Abreu, Sandro Canavezzi de
metadata.dc.description.resumo: A investigação nesta dissertação tem como foco a fruição estética por meio da linguagem híbrida da arte tecnológica, indagando sobre o seu papel na construção de conceitos, atribuições de sentido e valores que a fundamentam e que permeiam as instalações interativas digitais. Para essa finalidade, tornouse necessário o entendimento dos caminhos e definições da estética à autonomia da arte. Esboçamos, assim, uma pequena abordagem sobre as relações entre estética e arte, evidenciando o desenvolvimento do conceito ligado à produção artística e à práxis social e cultural específica de cada momento histórico. A partir da experiência com as obras da décima segunda edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica File 2011, selecionamos três instalações interativas digitais para estudo e análise. Ao descrever estruturalmente os trabalhos refletimos a respeito das concepções estéticas e das propriedades identitárias que fazem parte dos objetos artísticos em estudo. Verificamos quais efeitos estéticos intrínsecos a esses dispositivos tecnológicos marcam essa produção e dão existência concreta aos trabalhos no campo expandido da arte contemporânea. Ponderamos as diferentes abordagens sobre essas propriedades, como a questão técnica, os níveis de interação obra/público/espaço que constituem a arte tecnológica e especificamente as obras selecionadas.
Abstract: The research in this work has as its main focus the aesthetic enjoyment through the hybrid language of technological art inquiring about its role in concept constructions, attributions of meaning and values that underlie and permeate digital interactive artistic installations. For this purpose it became necessary the understanding of paths and definitions of aesthetics in light of art autonomy. We have outlined, thus, an approach related to the relations established between aesthetics and art bringing up to surface the development of artistic production concept and social and cultural praxis of each historical moment. Starting from the experience with the works of the twelfth edition of International Festival of Electronic Language - File 2011, we have selected three digital interactive installations to be studied and analyzed. When describing the structures of these works we aimed to recover the process of creation, so then we could have reflected the aesthetic concepts and the identity properties which are part of the studied objects. We have verified which intrinsic aesthetic effects of these technological devices mark these productions and we have given them the real existence in the contemporary art field. We have also pondered different approaches as the technical issue, levels of interaction between art/audience/space which join together technology and art, specifically in regards of the selected works.
Keywords: Instalações interativas
Tecnologia
Arte
Estética
Interatividade
Imersão
Interactive installations
Technology
Art
Aesthetics
Interactivity and immersion
Estética na arte
Arte interativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: PROENÇA, Adriana Porto. Instalações interativas digitais os códigos estéticos e a produção artística contemporânea. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12324
Issue Date: 24-May-2013
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Porto.pdf3.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.