Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12322
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Névoas & Cristais: recriação tecnológica e estudo performático
metadata.dc.creator: Leite, Daniela dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Traldi, Cesar Adriano
metadata.dc.contributor.referee1: Manzolli, Jônatas
metadata.dc.contributor.referee2: Barreiro, Daniel Luis
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa descreve o processo de recriação da parte tecnológica e realização da performance da obra Névoas & Cristais de Jônatas Manzolli. Criada em 1995, essa obra representa um marco importante na história de composições brasileiras para instrumento de percussão com suporte tecnológico, pois foi a primeira composição de um brasileiro para vibrafone e eletrônicos em tempo real na qual foi utilizado controle computacional. No entanto, a incompatibilidade dos dispositivos e software utilizados naquela época com a tecnologia atual inviabilizou sua performance. Dessa forma, com o objetivo de refazermos a performance da obra, foram necessárias adaptações dos dispositivos eletrônicos utilizados e a recriação da parte tecnológica com equipamentos e software atuais. A metodologia utilizada partiu de um levantamento bibliográfico que gerou uma retrospectiva história sobre o desenvolvimento da tecnologia e sua utilização no meio artístico e musical, além de uma reflexão sobre a permanência das obras mediadas pela tecnologia. Em seguida, através do estudo de um artigo de autoria do compositor, e da análise via escuta da gravação realizada com a programação original pelo percussionista André Juarez, recriamos a parte tecnológica utilizando o software PureData e descrevemos as estratégias adotadas. Com a nova programação, foi possível realizarmos outra vez a performance da obra e desenvolvermos um estudo comparativo entre a gravação feita por André Juarez e a gravação obtida com a nova programação. Finalizamos refletindo sobre o trabalho produzido e a importância da recuperação de obras musicais mediadas pela tecnologia. Concluímos, através da análise comparativa, que os objetivos iniciais foram alcançados, pois foi possível recriar a parte tecnológica da obra utilizando dispositivos e software atuais, gerando resultados sonoros semelhantes à programação de 1995.
Abstract: This research paper describes the process of recreation of the technological part and the performance of the piece Névoas & Cristais by Jônatas Manzolli. Created in 1995, this piece represents an important marker in the history of Brazilian compositions for a percussion instrument with technological support, because it was the first composition by a Brazilian for vibraphone and live electronics in which computerized control was used. However, the incompatibility of the devices and software used at that time with current technology made its performance unviable. For this reason, with the objective of remaking a performance of the piece, adaptations of the electronic devices used and the recreation of the technological part with current equipment and software were necessary. The methodology used was taken from bibliographic research which generated a retrospective history about the development of technology and its use in the artistic and musical industries, as well as a reflection on the permanence of pieces mediated by technology. After that, through the study of an article written by the compositor, and analysis via listening of the recording made with the original programming by percussionist André Juarez, we recreated the technological part using the software PureData and described the strategies adopted. With the new programming, it was possible to carry out once more the performance of the piece and develop a comparative study between the recording made by André Juarez and the recording obtained with the new programming. We finished with a reflection on the work produced and the importance of the recovery of musical pieces mediated by technology. We concluded, through comparative analysis, that the initial objectives were achieved, as it was possible to recreate the technological part of the piece using current devices and software, generating sound results similar to those of the 1995 programming.
Keywords: Névoas & Cristais
Jônatas Manzolli
Eletrônica em tempo real
Recriação tecnológica
Performance musical
Vibrafone e eletrônicos em tempo real
Live electronic
Technological recreation
Musical performance
Vibraphone and live electronics
Música
Música por computador - Análise, apreciação
Vibrafone
Composição musical por computador
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: LEITE, Daniela dos Santos. Névoas & Cristais: recriação tecnológica e estudo performático. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12322
Issue Date: 12-Apr-2013
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela dos Santos parte 1.pdf10.38 MBAdobe PDFView/Open
Daniela dos Santos parte 2.pdf10.99 MBAdobe PDFView/Open
Daniela dos Santos parte 3.pdf9.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.