Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Adriana Moreira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:27Z-
dc.date.available2013-08-23-
dc.date.available2016-06-22T18:31:27Z-
dc.date.issued2013-04-23-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Moreira. Memórias em quedas: os viewpoints como experiência pedagógica na educação básica. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.238por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12319-
dc.description.abstractLa pesquisa surge de la investigación sobre los aspectos de las teatralidades contemporáneas que permea el lenguaje teatral. A través de los viewpoints, de logo juegos teatrales y de la relación entre ellos, la propuesta fue provocar en el espacio escolar principalmente en los alumnos- una otra mirada a la escena en la contemporaneidad. Los viewpoints, así como los juegos teatrales, son de carácter de improvisaciones y, por eso, proponen la construcción de nuevas relaciones con el espacio y con el tiempo, cuyas percepciones a través de la escucha y de la mirada luego son (ampliadas) para los demás elementos teatrales, como la palabra, la presencia del espectador y la posición del propio actor de la escena. Con la intención de (evidenciar) esas relaciones y de generar nuevas posibilidades de enseñanza/ aprendizaje, eses estudios es una análisis de estas buscas e de cómo eso culminó en la experiencia del proceso creativo con el espectáculo Memórias Em Quedas, presentado por el grupo de alumnos del 8º ano de la educación básica de una escuela particular en la ciudad de Uberlândia/MG.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectTeatralidadespor
dc.subjectContemporâneopor
dc.subjectViewpointspor
dc.subjectPedagogíaspa
dc.subjectContemporáneospa
dc.subjectTeatro contemporâneopor
dc.titleMemórias em quedas: os viewpoints como experiência pedagógica na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6por
dc.contributor.referee1André, Carminda Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762320E8por
dc.contributor.referee2Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738083E8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230371H8por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoA pesquisa parte da investigação acerca dos aspectos das teatralidades contemporâneas que permeiam a linguagem teatral. Por meio dos viewpoints, dos jogos teatrais e da relação entre ambos, a proposta foi provocar no espaço escolar principalmente nos alunos- um outro olhar para a cena na contemporaneidade. Os viewpoints, bem como os jogos teatrais, são de caráter improvisacional e por isso, propõem a construção de novas relações com o espaço e com o tempo, cujas percepções por meio da escuta e do olhar logo são ampliadas para os demais elementos teatrais, como, a palavra, a presença do espectador e a posição ocupada pelo próprio atuante da cena. Com intuito de evidenciar essas relações e de gerar novas possibilidades de ensino/aprendizagem, o presente trabalho é uma análise de tais buscas e de como isso culminou na experiência do processo criativo com o espetáculo Memórias Em Quedas, apresentado por uma turma de 8º ano da educação básica da rede particular de ensino na cidade de Uberlândia/MG.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.238-
dc.orcid.putcode81760163-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Moreira parte 1.pdf5.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Adriana Moreira parte 2.pdf4.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.