Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12319
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Memórias em quedas: os viewpoints como experiência pedagógica na educação básica
metadata.dc.creator: Silva, Adriana Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Narciso Larangeira Telles da
metadata.dc.contributor.referee1: André, Carminda Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Vilma Campos dos Santos
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa parte da investigação acerca dos aspectos das teatralidades contemporâneas que permeiam a linguagem teatral. Por meio dos viewpoints, dos jogos teatrais e da relação entre ambos, a proposta foi provocar no espaço escolar principalmente nos alunos- um outro olhar para a cena na contemporaneidade. Os viewpoints, bem como os jogos teatrais, são de caráter improvisacional e por isso, propõem a construção de novas relações com o espaço e com o tempo, cujas percepções por meio da escuta e do olhar logo são ampliadas para os demais elementos teatrais, como, a palavra, a presença do espectador e a posição ocupada pelo próprio atuante da cena. Com intuito de evidenciar essas relações e de gerar novas possibilidades de ensino/aprendizagem, o presente trabalho é uma análise de tais buscas e de como isso culminou na experiência do processo criativo com o espetáculo Memórias Em Quedas, apresentado por uma turma de 8º ano da educação básica da rede particular de ensino na cidade de Uberlândia/MG.
Abstract: La pesquisa surge de la investigación sobre los aspectos de las teatralidades contemporáneas que permea el lenguaje teatral. A través de los viewpoints, de logo juegos teatrales y de la relación entre ellos, la propuesta fue provocar en el espacio escolar principalmente en los alumnos- una otra mirada a la escena en la contemporaneidad. Los viewpoints, así como los juegos teatrales, son de carácter de improvisaciones y, por eso, proponen la construcción de nuevas relaciones con el espacio y con el tiempo, cuyas percepciones a través de la escucha y de la mirada luego son (ampliadas) para los demás elementos teatrales, como la palabra, la presencia del espectador y la posición del propio actor de la escena. Con la intención de (evidenciar) esas relaciones y de generar nuevas posibilidades de enseñanza/ aprendizaje, eses estudios es una análisis de estas buscas e de cómo eso culminó en la experiencia del proceso creativo con el espectáculo Memórias Em Quedas, presentado por el grupo de alumnos del 8º ano de la educación básica de una escuela particular en la ciudad de Uberlândia/MG.
Keywords: Pedagogia
Teatralidades
Contemporâneo
Viewpoints
Pedagogía
Contemporáneo
Teatro contemporâneo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: SILVA, Adriana Moreira. Memórias em quedas: os viewpoints como experiência pedagógica na educação básica. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12319
Issue Date: 23-Apr-2013
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Moreira parte 1.pdf5.78 MBAdobe PDFView/Open
Adriana Moreira parte 2.pdf4.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.