Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12303
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Grupo Espanca!: arranjos poéticos para uma cena contemporânea
Author: Amâncio, Aryadne Cristiny de Oliveira
First Advisor: Arantes, Luiz Humberto Martins
First member of the Committee: Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
Second member of the Committee: Carreira, André Luiz Antunes Netto
Summary: Esta pesquisa procurou discutir por meio do grupo mineiro Espanca! e dos seus espetáculos Por Elise, Amores Surdos e Congresso Internacional do Medo a abordagem contemporânea que os elementos da palavra, do espaço e do tempo se arranjam de forma a trazer a tensão de ruptura e apropriação dos conceitos do teatro moderno. Com a pesquisa focada no trabalho do Espanca! pode-se analisar a utilização de tais elementos e de que maneira eles podem revelar caminhos para a construção de uma obra poética ligada às transformações do seu tempo e elemento de identidade para o grupo teatral. A pesquisa revela na criação do grupo os vestígios de um pensamento que aborda a contemporaneidade como força motriz de apropriação para os arranjos poéticos e relaciona-se com o processo de criação como estímulo a formas de se explorar a linguagem teatral e o discurso implícito na narrativa. A palavra, o espaço e o tempo neste contexto são reconfigurados como forma de proporcionar uma comunicação que revele o discurso poético do grupo e consiga amparar os desejos de fala e reflexão do mundo para com a sociedade. As obras revelam uma criação edificada com os reflexos do campo teatral contemporâneo, porém profundamente marcadas pela apropriação de elementos e propostas do teatro moderno, singularizando uma obra que ao mesmo tempo que evoca as transgressões de fragmentação e alinearidade da narrativa procuram alinhavá-las ao conceito de presença e encontro marcantes do teatro clássico.
Abstract: This research discusses the mining group by Espanca! On his shows Por Elise, Amores Surdos and Congresso Internacional do Medo and a contemporary fear that elements of the word, space and time are arranged so as to bring the breakdown voltage and appropriation of the concepts of modern theater. With the research work focused on the Espanca! can be analyzed using these elements and how they may reveal ways to build a poetry linked to change in time and the identity element for the theater group. The research reveals the creation of the remains of a group that deals with contemporary thinking as the driving force of appropriation for the poetic and arrangements related to the process of creating and stimulating ways to explore theatrical language and speech implicit in the narrative. The word, space and time in this context are reconfigured as a way to provide a communication that reveals the poetic discourse of the group and can support the desires of the world speaking and thinking to society. The works reveal a building built with the reflections of contemporary theatrical field, but deeply marked by the appropriation of elements of the modern theater and proposals, singling out a work that evokes the same time as the transgressions of narrative fragmentation and no linearity seek to align them to the concept presence and striking against the classical theater.
Keywords: Teatro contemporâneo
Teatro
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Linguística, Letras e Artes
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Quote: AMÂNCIO, Aryadne Cristiny de Oliveira. Grupo Espanca!: arranjos poéticos para uma cena contemporânea. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12303
Date of defense: 28-Feb-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.