Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12300
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Desvios de linguagem: as contribuições de Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a prática da apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil
metadata.dc.creator: Silva, Vitor Marcelino da
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Marco Antônio Pasqualini de
metadata.dc.contributor.referee1: Nardin, Heliana Ometto
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Virginia Gil
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as contribuições dos artistas plásticos brasileiros Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a recorrente prática de apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil. Para isso, procurou-se definir primeiramente, alguns importantes conceitos e retomar uma concisa história da apropriação de imagens , para que se tornem claras quais são as relações, apontamentos e experimentações que ambos os artistas proporcionaram perante a história dessa prática. Analisar toda a produção dos artistas na qual se percebe a apropriação de imagens também foi importante para que sejam percebidas com maior clareza as efetivas contribuições. Dentro então dessa produção que se estendeu dos anos 1960 até os anos 1990, foram escolhidas uma obra e uma série que se mostraram significativas nesse processo e que, por isso, tiveram uma análise mais pontual: a obra Lindonéia A Gioconda do subúrbio, produzida por Rubens Gerchman no ano de 1966 e a série Homenagem a Fontana, produzida por Nelson Leirner no ano de 1967 que é constituída por três trabalhos, Homenagem a Fontana I, II e III. As obras escolhidas se mostraram extremamente relevantes para que o objetivo da pesquisa fosse alcançado e sintetizam importantes questões de toda a produção apropriacionista dos artistas. O período extremamente próximo de produção das obras nos levou a analisar mais a fundo a segunda metade dos anos 1960 onde encontramos uma consistente produção teórica e artística que se mostrou totalmente propícia para que a prática da apropriação de imagens aflorasse. É a partir então da percepção do contexto artístico não só brasileiro, mas também internacional que foi possível perceber as contribuições destas importantes obras.
Abstract: This dissertation aims to analyze the contributions of Brazilian artists Rubens Gerchman and Nelson Leirner for the recurrent practice of image appropriation in contemporary art in Brazil. To do so, first we tried to define some important concepts and to resume a concise history of image appropriation to become clear what are the relations, notes, and trials that provided to both artists before history of this practice. To analyze all production of artists in which we perceive the appropriation of images was also very important to be perceived more clearly the actual contributions. In this production, which then extended from the 1960 s to the 1990 s, were chosen a work and a series that proved significant in this process and therefore had a analysis more timely: the work Lindonéia a Gioconda do subúrbio, produced by Rubens Gerchman in 1966 and the series Homenagem a Fontana, produced by Nelson Leirner in 1967 which consists of three works, Homenagem a Fontana I, II and III. The chosen works were extremely relevant to the research objective was achieved and summarizes important issues of all appropriationist production of the artists. The period extremely close to the production of works led to examine more thoroughly the second half of the 1960 s where we find a consistent theoretical and artistic production that proved entirely suitable for the practice of appropriating images to arise. It is then from the perception of the artistic context not only Brazil but also internationally it was possible to realize the important contributions of these works.
Keywords: Apropriação de imagens
Rubens Gerchman
Nelson Leirner
Anos 1960
Appropriation of images
The 1960 s
Artistas brasileiros - Séc. XX
Arte moderna - Séc. XX
Gerchman, Rubens, 1942 - Crítica e interpretação
Leirner, Nelson, 1932 - Crítica e interpretação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: SILVA, Vitor Marcelino da. Desvios de linguagem: as contribuições de Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a prática da apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil. 2012. 240 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12300
Issue Date: 1-Mar-2012
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf8.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.