Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12299
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino/aprendizagem musical no ensaio: um estudo de caso na Orquestra Camargo Guarnieri
Autor(es): Silva, Ruth de Sousa Ferreira
Primeiro orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
Segundo membro da banca: Torres, Maria Cecília de Araújo Rodrigues
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o ensinar/aprender música nos ensaios da Orquestra Camargo Guarnieri. Diante desse objetivo, foi importante entender a estrutura e a organização do ensaio, as práticas pedagógico-musicais e os aspectos individuais e coletivos envolvidos no ensinar/aprender no ensaio dessa orquestra. Um estudo com esse foco pode contribuir para a área da educação musical na compreensão da produção do conhecimento em música e do contexto social dessa produção, além de possibilitar entender a dinâmica do ensinar/aprender nesse espaço com seus aspectos sociais e as várias nuances do processo educativo musical. Em uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, utilizando como procedimentos de coleta de dados a observação, os documentos escritos e as entrevistas com os maestros que foram responsáveis pela orquestra. As reflexões sobre as relações sociais na prática musical em conjunto foram fundamentadas em Schutz (1970; 1964a; 1964b), sobre o ensaio como espaço social em Bourdieu (2004), em Bozon (2000), no que diz respeito às hierarquias musicais, e em Kraemer (2000), sobre o conhecimento pedagógico-musical. Foram abordados aspectos relacionados à institucionalização, ao perfil dos músicos e a dinâmica organizacional dos ensaios na Orquestra Camargo Guarnieri. Algumas conclusões desta pesquisa estiveram associadas aos conteúdos e tipos de ensino/aprendizagem no ensaio dessa orquestra, colocando em questão tanto quem ensina quanto quem aprende; ao ensaio como espaço de ensino/aprendizagem musical; além da maneira como os músicos ensaiam, ensinam/aprendem com outros músicos nos vários momentos de preparação da obra musical.
Abstract: The aim of this research was to understand the process of both learning and teaching of music through the rehearsal of the Camargo Guarnieri Orchestra. It was also important to understand both the structure and organization of the rehearsals, the methods and both the individual and collective aspects applied in the learning and teaching processes during the rehearsals. A Case Study like this one, which applies the above focus, can contribute to the field of music education in the sense of helping the student to understand the process of production which is based on the knowledge of music, and the social context of such production. It also helps to understand the dynamics of both teaching and learning in this context in its social aspects and the various nuances of the process. The approach used for this research was one of a Case Study , which involved observation, written documents and various interviews with the Conductors in charge of the Orchestra. The reflections about the social relations in the group practices were based on Schutz (1970; 1964a; 1964b); as a social area on Bourdieu (2004), on Bozon (2000), about the musical hierarchies, and about music education knowledge on Kraemer (2000). In this context the aspects discussed were related to the institutionalization of the Orchestras, the musician s ability and the organizational dynamics of the rehearsals. Some of the conclusions of this Case Study are based on the different styles of the reaching/learning processes during the Orchestras rehearsals; rehearsals as an area/environment for teaching/learning music and; how the musicians rehearse, teach and learn with one another during the different stages of preparation of final piece.
Palavras-chave: Ensino/aprendizagem de música
Ensaio
Educação musical
Orquestra Camargo Guarnieri
Music teaching/learning
Rehearsal
Music education
Camargo Guarnieri Orchestra
Música
Música Instrução e estudo
Professores de música - Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: SILVA, Ruth de Sousa Ferreira. Ensino/aprendizagem musical no ensaio: um estudo de caso na Orquestra Camargo Guarnieri. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.152
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.152
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12299
Data de defesa: 5-Mar-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf1.99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.