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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title:  Tem gente ali que estuda música para a vida! : um estudo de caso sobre jovens que musicam no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia.
metadata.dc.creator: Arantes, Lucielle Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Arroyo, Margarete
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Jusamara Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Lília Neves
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa situa-se dentre os estudos sobre Juventudes, especificamente no debate sobre juventudes e músicas . Enquanto campo acadêmico insere-se na Educação Musical, em sua abordagem sociocultural. Caracterizada como um estudo de caso qualitativo, a investigação tem como propósito conhecer como as práticas musicais vivenciadas por jovens do projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia (Uberlândia MG) incidem sobre a constituição de sua condição juvenil (ABAD, 2002; ABRAMO, 2008; DAYRELL, 2007; SINGER, 2008; SPOSITO, 2008). Para isso, busca apreender as circunstâncias do envolvimento desses atores com as práticas musicais no projeto social configurado como um espaço de ensino e aprendizagem de instrumentos de cordas friccionadas; os modos como constroem seu conhecimento sobre práticas musicais e os significados que atribuem a tais práticas frente à sua condição juvenil. Os dados da pesquisa mostram que no projeto, os jovens têm experiências que marcam sua vivência, repercutindo em seu relacionamento com instâncias como a familiar, a escolar e a do trabalho. Ao passo em que experimentam o fazer musical naquele contexto, constroem conhecimentos e constituem-se como sujeitos exercitando e reconhecendo suas potencialidades; construindo e regulando sua auto-identidade; idealizando projetos de vida; estabelecendo laços de afetividade; sentindo-se pertencentes a um grupo; relacionando-se com instâncias socializadoras tradicionais; tomando responsabilidades para si, pensando e agindo de forma autônoma. Isso, motivados pela participação no projeto enquanto um espaço de sociabilidade tomado como o seu pedaço (MAGNANI, 2002, 2007); pela oportunidade de experimentação das práticas musicais valorizadas enquanto um processo de caráter vivencial e comunitário (SMALL, 1989, 1998, 1999); pela possibilidade de interação com a música em circunstâncias específicas, incorrendo na força semiótica da música (DENORA, 2000, 2003); pela expansão do relacionamento com as práticas musicais vivenciadas no projeto a outros espaços integrantes do circuito (MAGNANI, 2002, 2007) e, ainda, pela restrita influência dos adultos naquele contexto. O estudo de caso pretende contribuir às reflexões concernentes à Educação Musical na medida em que focaliza o sujeito a quem se destinam os processos de ensino e aprendizagem, tomando-o em sua condição de vida e evidenciando a complexidade de sua relação com as práticas musicais, implicadas na própria constituição da condição juvenil desses atores.
Abstract: This work is situated among the Youth Studies, specifically in the debate on Youth and music . While academic field, it is part of the sociocultural Musical Education approach. Characterized as a case study, the qualitative research has as purpose to know how musical practices experienced by young people of a social project called Orquestra Jovem de Uberlândia (Uberlândia, Minas Gerais, Brazil) takes place in the constitution of their youth condition (ABAD, 2002; ABRAMO, 2008; DAYRELL, 2007; SINGER, 2008; SPOSITO, 2008). For this, the study seeks to apprehend the circumstances of the involvement of those actors with musical practices in the social project, configured as a space for teaching and learning string instruments; the means by which they build their knowledge of musical practices; and the meanings they attach to such practices in front of their youth condition. The research data shows young people have experiences that mark their life, reflecting on their relationship with instances as the family, school and work. Whereas they experience to make music in that context, they build knowledge and constitute themselves as subjects exercising and recognizing their potential, constructing and regulating their self-identity, idealizing life projects, establishing ties of affection, feeling within a group, relating to traditional instances of socialization, taking responsibility for themselves, thinking and acting autonomously. This is because they are motivated by the participation in the project as a space of sociability known as pedaço (MAGNANI, 2002, 2007a, 2007b), by the opportunity for experimentation of musical practices valued as a process of experiential and community character (SMALL, 1989, 1998, 1999), by the possibility of interaction with music in specific circumstances, incurring in semiotic force of music (DENORA, 2000, 2003), by the expansion of relation with musical practices experienced in the project to other spaces of circuito (MAGNANI, 2002, 2007a, 2007b) and also by the limited influence of adults in that context. The case study aims to contribute to reflections concerning Music Education insofar as it focuses on the subject to whom the processes of teaching and learning are addressed, considering in her/his living conditions and highlighting the complexity of her/his relation to the musical practices involved in the constitution of youth condition of those actors.
Keywords: Jovens e práticas musicais
Condição juvenil
Projeto social
Young and musical practice
Youth condition
Social project
Música e juventude - Uberlândia (MG)
Movimento da juventude - Uberlândia (MG)
Orquestra Jovem de Uberlândia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: ARANTES, Lucielle Farias. Tem gente ali que estuda música para a vida! : um estudo de caso sobre jovens que musicam no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia.. 2011. 271 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12284
Issue Date: 27-Jun-2011
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

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