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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Planejamento de carreira e currículo : estudo sobre a visão dos alunos do curso de Administração frente a gestão do ILES/ULBRA Itumbiara em relação à carreira proteana
Autor(es): Ramos, Noézia Maria
Primeiro orientador: Valadão Júnior, Valdir Machado
Primeiro membro da banca: Behr, Ricardo Roberto
Segundo membro da banca: Moriguchi, Stella Naomi
Resumo: A carreira tem enfrentado diversas mudanças em torno de suas concepções, em decorrência dos acontecimentos nos cenários econômico, político e social. Mudanças estas pautadas em avanço tecnológico, globalização, agilidade no processo de comunicação, horizontalização, terceirização, sobreposição de funções, desemprego dentre outros. Desta forma, é possível verificar a relevância da pesquisa sobre o planejamento de carreira na vida do acadêmico, uma vez que as pessoas sempre reservaram espaço em seus pensamentos, durante a vida, para o desenvolvimento profissional e os anseios de superação após a conclusão do curso de bacharelado. Este estudo propôs realizar uma pesquisa em torno dos alunos matriculados no Curso de graduação em Administração do ILES/ULBRA Itumbiara no semestre de 2006/2. O escopo do estudo pautou- se sobre Como o ILES/ULBRA e os alunos do curso de graduação em Administração, no âmbito dos limites desta pesquisa, lidam com o planejamento e o desenvolvimento de carreira profissional frente à emergente carreira proteana? Para responder a estes questionamentos, foram estabelecidos alguns objetivos importantes que envolveram avaliar as contribuições da gestão do ILES/ULBRA diante das expectativas dos alunos, levantar o motivo para escolher o curso e as âncoras de carreira dos alunos, verificar a visão dos discentes sobre a gestão da IES, mostrar a contribuição das atividades da IES para a carreira, conforme regulamentação, e diagnosticar o perfil bem como o estágio de carreira dos alunos com a aplicabilidade da carreira proteana. Para a realização deste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter descritivo num estudo de caso, o qual adotou como técnica de coleta de dados o questionário e a pesquisa documental seguido do uso da estatística descritiva e análise do. Foi detectado que a instituição apresenta adequação às normas técnicas necessárias para formação do administrador, mas os alunos não se dão por satisfeitos com o que têm a sua disposição, apesar de não utilizarem nem o que tem a seu dispor. Os discentes pesquisados afirmam ter escolhido o curso por identificar com ele, no entanto suas âncoras divergem quando se trata das informações entre o perfil que o curso pretende formar e o anseio dos alunos. Estes não têm interesse em participar das atividades proporcionadas pelo instituto mesmo sabendo que são essenciais para a sua qualificação. Em relação à instituição, foi apontado que esta possui um currículo inflexível por seguir as normas. Os resultados da pesquisa apontaram para os princípios da carreira tradicional em detrimento da emergente carreira proteana. A maioria dos alunos acredita que a carreira seja aproveitamento de oportunidades, e estes, num período curto de experiência profissional, já se encontram no terceiro emprego. Os alunos estão confusos sobre sua responsabilidade no desenvolvimento de carreira, e a maioria não faz planejamento, o que impossibilita que tracem estratégias e implantem um plano de carreira. As informações importantes e necessárias para executar o planejamento de carreira são desconhecidas pelos discentes.
Abstract: The career has faced several changes in its conceptions, as a consequence of the events in the economic, political and social scenes. This changes are based on the technological advance, globalization and in the agility in the communication process, planning, thirtializing, function overlapping and unemployment among others. In such a way, it is possible to verify the relevance of the research on the planning of career in the under graduating life once people always reserve room for their thoughts, during the life, to the professional development and all the anxiety of overcoming it occur after the conclusion of the graduation. This study aimed to make a research among the undergraduating students registered in the Management and Business course of 2006/2. The target of the study if How do ILES/ULBRA and the undergraduating students in Management and Business, in the limits of this research, deal with the planning and the development of professional career facing the protean career? To answer this questions, some important aims were established which involved to evaluate the contributions of ILES/ULBRA Management concerning the students expectations, to raise the reason to choose the course and the career anchors of the students, verifying the view of the students about IES management, showing the contribution of IES activities to the career, according to the policies and to diagnosis the profile as well as the career training of the students concerning protean career applicability. To accomplish this work, a qualitative and quantitative research was developed as a descriptive study case in which collecting of data and questionnaire were techniques used and also documentary research followed by a statistics analysis. It was detected that the institution presents adequate rules according to the necessary techniques to the formation of the manager, but the students are not satisfied with those ones they have available. The under graduating who were researched state they chose the course because it fitted them, although their anchors show divergence concerning the information between the course profile and the students needs. They do not show motivation to participate in the activities presented by the institution even knowing they are essential to their qualification. As for the institution, it was pointed that it has an inflexible resume for following the policies. The results of the research point to the traditional career principles instead of the emergent protean career. Most part of the students believes that career is exploitation the opportunities, and for these, in a short period of professional experience they become part of the third job. The students are confused about their responsibility in the career development, and most of them do not have a planning, this fact makes it impossible for them to trace strategies and implant a career plan. The important a
Palavras-chave: Planejamento de carreira
Âncoras e estágios de carreiras
Carreira proteana
Atividades curriculares e extracurriculares
Mudança
Planning of career
Anchors and periods of training of careers
Protean career
Curricular and extracurricular activities
Change
Carreiras - Planejamento
Escolas de administracão de empresas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: RAMOS, Noézia Maria. Planejamento de carreira e currículo : estudo sobre a visão dos alunos do curso de Administração frente a gestão do ILES/ULBRA Itumbiara em relação à carreira proteana. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12025
Data de defesa: 29-Mar-2007
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