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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12023
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Conteúdos de apoio à controladoria ministrados nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) de Minas Gerais |
Autor: | Rodrigues, Eduardo Ribeiro |
Primer orientador: | Reis, Ernando Antonio dos |
Primer miembro de la banca: | Olak, Paulo Arnaldo |
Segundo miembro de la banca: | Lemes, Sirlei |
Resumen: | Em decorrência da evolução no mundo dos negócios, muitas são as críticas acerca da perda da relevância de algumas práticas da contabilidade gerencial, como a contabilidade de custos, a análise das demonstrações contábeis e o orçamento empresarial, no processo de tomada de decisões nas organizações. Porém, estas práticas foram aperfeiçoadas e outras desenvolvidas, por pesquisadores com o objetivo de complementar as informações geradas por estas práticas. Entre elas destacam-se o Valor Econômico Agregado (EVA), o Balanced Scorecard (BSC), a Teoria das Restrições (TOC), o Custeio Baseado em Atividades (ABC) e o modelo de Gestão Econômica (GECON). Utilizando como parâmetro a obra Relevance Lost (1987), dos autores Johnson e Kaplan, essas práticas foram consideradas como atuais. Assim, objetivo principal do presente estudo, foi verificar o ensino das práticas que servem de apoio à Controladoria ministrado pelas instituições de ensino superior de Minas Gerais, nos seus cursos de graduação em Ciências Contábeis. As praticas criticadas pela perda de sua relevância foram tratadas como tradicionais. Buscou-se verificar se práticas atuais estão sendo ministradas nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, em quais disciplinas do curso e a bibliografia utilizada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica em 36 instituições de ensino superior de Minas Gerais em que foram solicitados aos coordenadores de cursos, os planos de ensino de disciplinas que abordam os conteúdos de Controladoria. Verificou-se que nem todas as instituições pesquisadas lecionam as práticas atuais, dando maior ênfase às práticas tradicionais. Apenas trinta instituições ministram, pelo menos, um dos conteúdos ditos atuais, sendo que nenhuma refere-se aos cinco conteúdos pesquisados. Constatou-se, ainda, que as práticas, quando ministradas, são oferecidas principalmente na disciplina de Controladoria e a bibliografia utilizada não contempla obras específicas sobre o tema. |
Abstract: | In result of evolution in the world of business ,much are the critics about the loss of relevance of some practices of the management accounting, as the accounting of costs, analysis of accounting demonstrations and the enterprise budget in the taking decisions process in the organizations. However new practical they had been created and developed for researchers with the objective to supply the deficiency of these practical. Among them, the Economic Value Added (EVA), Balanced Scorecard (BSC), the Theory of Constraints (TOC), Activity Based Costing (ABC) and the model of Economics Management are distinguished (GECON). Using as parameter the workmanship Relevance Lost (1987), of the authors Johnson and Kaplan, these practical had been considered as more current. The Practical criticized for the loss of its rele vance had been evaluated as traditional. The main objective of the present study, was to verify the education of this practices that serve of support to Controlling accounting given for institutions of superior education of Minas Gerais, in its accountable sciences courses of graduates. The Practical criticized for the loss of its relevance had been evaluated as traditional. One searched to verify if practical more current they are being given in the Countable Sciences courses of graduation, in which discipline of the course and it´s bibliography. For in such a way, an empirical research in 36 institutions of superior education of Minas Gerais was carried through where the plans of education had been requested of discipline that they approach the contents of Controlling accounting to the respective coordinators. It was verified that nor all the searched institutions teaching practical the most current ones, giving more emphasis practical the traditional ones. Thirty institutions give, at least, a more current content, being that none mentions the five searched contents to it. Was evidenced still, that practices, when given, are offered ones mainly in discipline of Controlling accounting and used bibliography not contemplate specifics works about the subject. |
Palabras clave: | Ensino em contabilidade Controladoria Accountable teaching Controlling accounting Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Administração |
Cita: | RODRIGUES, Eduardo Ribeiro. Conteúdos de apoio à controladoria ministrados nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) de Minas Gerais. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12023 |
Fecha de defensa: | 28-mar-2007 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Administração |
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