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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarroso, Aline Silva-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:31Z-
dc.date.available2015-12-17-
dc.date.available2016-06-22T18:30:31Z-
dc.date.issued2015-05-30-
dc.identifier.citationBARROSO, Aline Silva. Inserção e integração da sustentabilidade na cultura do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.282por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12016-
dc.description.abstractSustainability has become an important issue both in academic and in organizational debates. The concept of sustainable development appeared in the middle 1980 s, and it was after the United Nations Conference, that took place in Rio de Janeiro in 1992, that the theme started being spread and turned popular. In the perspective of the Triple Bottom Line of Elkington (2012), sustainability assures the equilibrium among social, environmental and economic dimensions. The present study, having qualitative nature and a descriptive character, had as a goal to analyze sustainability as value at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG) Itumbiara Campus, considering the perspectives proposed by Meyerson and Martin (1987). The method used was the one about case studies and the data collecting happened in three ways: 1) analysis of organizational documents and publishing done inside the institution and in social networks; 2) interviews with servers; and 3) nonparticipant observation. The data were analyzed by using documental analysis techniques and classical content analysis, with a triangulation done afterwards about them. The results indicate that at the IFG- Itumbiara Campus, sustainability is not in the level of integration among the institution servants. Another finding of the paper was that there is no clarity concerning the meaning of the term in its fullness.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAdministração Públicapor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectValores organizacionaispor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectPublic Administrationeng
dc.subjectOrganizational Cultureeng
dc.subjectOrganizational Valueseng
dc.titleInserção e integração da sustentabilidade na cultura do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiarapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Valadão Júnior, Valdir Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6por
dc.contributor.referee1Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731958D6por
dc.contributor.referee2Najberg, Estela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767209A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456984P8por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoA sustentabilidade vem ganhando espaço nos debates acadêmicos e organizacionais. O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em meados de 1980 e foi, a partir da Conferência das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, em 1992, que o tema passou a ser disseminado e se popularizou. Na perspectiva do Triple Bottom Line de Elkington (2012), a sustentabilidade visa assegurar o equilíbrio entre as dimensões social, ambiental e econômica. O presente estudo, de natureza qualitativa e caráter descritivo, teve como objetivo analisar a sustentabilidade como valor integrado entre os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Câmpus Itumbiara, considerando as perspectivas culturais propostas por Meyerson e Martin (1987). O método utilizado foi o de estudo de caso, e a coleta dos dados aconteceu de três formas: 1) análise dos documentos organizacionais e publicações feitas no sítio da instituição e nas redes sociais; 2) entrevistas com os servidores; e 3) observação não participante. Os dados foram analisados utilizando-se das técnicas de análise documental e análise de conteúdo clássica e, posteriormente, foi feita a triangulação dos mesmos. Os resultados indicam que, no IFG Câmpus Itumbiara, a sustentabilidade não se encontra no nível de integração entre os servidores da instituição. Outra constatação do trabalho foi de que não há clareza quanto ao significado do termo em sua plenitude.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.282por
dc.orcid.putcode81757241-
dc.crossref.doibatchide98bd0e6-1582-48c0-b833-cbcbe9e39448-
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