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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os valores pessoais que orientam o comportamento de consumo de jovens universitários como investidores da bolsa
Autor(es): Pinese, Henrique Penatti
Primeiro orientador: Moriguchi, Stella Naomi
Primeiro membro da banca: Pimenta, Márcio Lopes
Segundo membro da banca: Nakamura, Wilson Toshiro
Resumo: O mercado financeiro, por décadas, desperta interesse aos olhos dos pesquisadores do Brasil e do mundo como um importante foco de pesquisas no campo da administração. Porém, por muito tempo as pesquisas se concentraram no campo das finanças e pouco se fez em relação a este mercado no campo do marketing ou ainda sob a ótica do comportamento do consumidor. Neste contexto buscou-se evidenciar o comportamento de consumo de jovens investidores universitários frente ao mercado de ações na cidade de Uberlândia MG. A perspectiva da teoria da Cadeia de Meios-Fim auxiliada pela laddering como técnica de entrevista, permite entender um pouco mais a respeito do comportamento deste grupo de consumidores, perante este tipo de investimento. Essa perspectiva afirma que o comportamento de consumo parte de certos atributos do produto e por meio de conseqüências e atitudes comportamentais podem culminar em valores pessoais do indivíduo. Tais ligações traduzem na forma de um mapa cognitivo o comportamento daquele grupo específico de consumidores. Foram realizadas trinta e cinco entrevistas em profundidade sob a metodologia da laddering com investidores universitários entre 20 e 30 anos que operam no mercado de ações por meio de uma corretora. O estudo aponta que valores como realização, segurança, hedonismo, auto-direcionamento, estimulação e poder, podem orientar o comportamento de consumo do jovem universitário ao investir em ações da bolsa. Contatou-se que valores como realização pessoal, e segurança apontam para um comportamento conservador do jovem investidor que representa a estabilidade financeira e social na vida do jovem investidor. Por outro lado, valores ligados à estimulação, poder e hedonismo, representam a vida emocionante que o jovem investidor busca ao adquirir esse tipo de produto bem como status e qualidade de vida adquirida com a compra de bens de consumo e serviços.
Abstract: The financial market, for decades, causes interest in the eyes of researchers from Brazil and the world as a major researches focus in the field of management. But the fact is that for too long the focus of the researches was in the field of finance and very few has been done towards this market in the marketing field or even from the perspective of consumer behavior. In this context we sought to highlight the consumer behavior of young collegian investors towards the stock market at Uberlândia MG. The perspective of means-end chain theory aided by laddering as an interview technique, allows us to understand a little more about the behavior of these consumer groups, faced with this type of investment. This perspective asserts that consumer behavior origins from certain product attributes and by consequences and behavioral attitudes may culminate in personal values of the individual. Such connections translate in the form of a map the behavior of that particular consumer group. It was made about thirty in-depth interviews using the laddering methodology with collegian investors between 20 and 30 years old that operate in the stock market through a broker. Therefore, the study indicates that values such as achievement, security, hedonism, self-direction, stimulation and power can direct the young collegian consumer behavior when they are investing in shares of stock. Values such as personal fulfillment and security points to a stable behavior of the younger university investors, as well as values linked to the stimulation represent the exciting life that the young investor looks for when he acquires this type of product.
Palavras-chave: Mercado de ações
Comportamento do consumidor
Investidores universitários
Valores pessoais
Teoria da Cadeia de Meios-Fim
Stock market
Consumer behavior
Investor university
Personal values
Means-end chain theory
Comportamento do consumidor
Bolsa de valores
Valores
Investidores (Finanças)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: PINESE, Henrique Penatti. Os valores pessoais que orientam o comportamento de consumo de jovens universitários como investidores da bolsa. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.221
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.221
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11967
Data de defesa: 18-Abr-2012
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