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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A gestão das organizações de terceiro setor sob a perspectiva da eficiência, da efetividade e da reciprocidade
metadata.dc.creator: Gandolfi, Peterson Elizandro
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Ernando Antonio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Menegasso, Maria Ester
metadata.dc.contributor.referee2: Valadão Júnior, Valdir Machado
metadata.dc.description.resumo: O crescimento do terceiro setor na sociedade contemporânea tem provocado um debate ampliado nos meios acadêmicos nas últimas duas décadas quanto a gestão de organizações nessa área. Muitos estudos propõem análises, adequação de instrumentos e estabelecimento de indicadores visando um aumento da eficiência dos recursos disponíveis. Apesar da necessidade da melhoria da gestão, as organizações de terceiro setor se caracterizam, em sua grande maioria, pela orientação por valores substantivos. Neste contexto, tem-se a necessidade da implantação de um processo de profissionalização dessas organizações com a utilização de ferramentas adequadas sem a perda do ser humano como foco central. Assim, o objetivo desta dissertação é analisar como se configura a gestão das organizações de terceiro setor sob a perspectiva dos conceitos de eficiência, efetividade e reciprocidade. O estudo ocorreu em cinco centros de formação subvencionados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza aplicada, de caráter descritivo qualitativo e as técnicas que são preconizadas pelo estudo de casos. Os resultados da pesquisa apontam para a possibilidade de uma interação entre os indicadores que levam em consideração aspectos econômico-financeiros com os indicadores que avaliam aspectos relacionados a valores humanos. Verificou-se uma relação em que uma melhoria nos indicadores da eficiência pode causar um avanço nos atendimentos e conseqüentemente impactos em todos os outros agentes envolvidos. Neste sentido, como as organizações de terceiro setor estão fundamentadas em valores humanos, a análise dos indicadores de eficiência deve ser entendida como uma maximização dos meios para um determinado atendimento. Atendimento este que esteja em conformidade com o objetivo da organização, ou seja, das necessidades das crianças e dos adolescentes nos casos estudados, e que possa proporcionar uma relação recíproca de caráter solidário.
Abstract: The growth of third sector in contemporary society has been broadly discussed by scholars in the last two decades about how to manage organizations in this area. Some studies consider analysis, adequacy of tools and the establishment of indicators to increase the efficiency of available resources. Despite the increase in demand for best practices in management, most of the Third Sector organizations are human values oriented. In this context, it claims for professional management without lost of its human focus. Thus, the objective of this master dissertation is to analyze how to configure the Third Sector management according to the concepts of efficiency, effectiveness and reciprocity. The study was developed in five formation centers that receive subvention from the Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social of Prefeitura Municipal de Uberlândia, Brazil. The methodological procedures were of empirical nature, with a qualitative descriptive character and techniques supported by the case studies analysis. The results point to a probable interaction between economic-financial indicators and human issues. Also there were a relationship between efficiency and effectiveness/reciprocity variables. When efficiency increases the service level and have positive impact in all stakeholders. In this case, since the Third Sector organizations are based in human values, the efficiency indicator analysis must be understood as a maximization to cause best services. The goal is to provide sufficient service level to aims citizens demand, in social area, what could promote a reciprocal relationship of solidary character.
Keywords: Terceiro setor
Gestão
Eficiência
Efetividade
Reciprocidade
Third sector
Management
Efficient
Effectivess
Reciprocity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: GANDOLFI, Peterson Elizandro. A gestão das organizações de terceiro setor sob a perspectiva da eficiência, da efetividade e da reciprocidade. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11944
Issue Date: 10-Mar-2006
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

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