Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Juliany Paiva Costa de Sene-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:01Z-
dc.date.available2015-02-09-
dc.date.available2016-06-22T18:30:01Z-
dc.date.issued2014-03-18-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Juliany Paiva Costa de Sene. Memory, social imaginary and representation in "A espantosa ode a São Francisco de Assis", by Vinicius de Moraes. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.229por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11882-
dc.description.abstractThe poet is a "product" of a socio-cultural imaginary that often manages to subtly humanize the sacred element. Vinicius de Moraes "A espantosa ode a São Francisco de Assis" exemplifies that with its set of references from the social imaginary and the Catholic representation. More than a theme, its 138 lines pose a way of representing the sacred symbol by using the poetic discourse to make it human. Here is the subject matter of the research this dissertation presents, which aimed to analyze this poet work compared to the originality of Saint Francisco de Assis attitudes and points of view towards the sacred world as well as to see if the poet presents the exclusion, acceptance or non-acceptance of Catholic Church s conventional signs. To deal with symbols and representations as analytical categories, this study relied on the methodological support of cultural history, on the critical and analytical support of the phenomenology of the imaginary, and on the analytical support of literary criticism on Vinicius de Moraes. Such theoretical and methodological approach supports the analysis of the poem, which points out the existence of representations of such saint in artistic languages such as painting and poetry. In the written representation, Moraes poetry operates between two worlds: the saint one and the human one. Humanity and sanctity merge into a single being: the poet, whose voice translates it into a voice of a man who seeks to understand his existential crisis. Studying this poet s life and cultural, social e political universe showed that they may reveal his designs as a human being as well.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscurso poéticopor
dc.subjectIgrejapor
dc.subjectMundo sacropor
dc.subjectMundo humanopor
dc.subjectEu líricopor
dc.subjectPoetic discourseeng
dc.subjectCatholic churcheng
dc.subjectSacred worldeng
dc.subjectMan s worldeng
dc.subjectPoeteng
dc.titleMemória, imaginário e representação em "A espantosa ode a São Francisco de Assis", de Vinícius de Moraespor
dc.title.alternativeMemory, social imaginary and representation in "A espantosa ode a São Francisco de Assis", by Vinicius de Moraeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Grossi, Maria Auxiliadora Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757641H1por
dc.contributor.referee1Cintra, Elaine Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798426A9por
dc.contributor.referee2Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342A7por
dc.contributor.referee3Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451813H2por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoO poeta é "produto" de um imaginário sociocultural que, muitas vezes, consegue humanizar sutilmente o sagrado. O poema "A espantosa ode a São Francisco de Assis", de Vinicius de Moraes, exemplifica isso com seus elementos do imaginário e da representação católico-religiosa. Seus 138 versos apresentam não uma temática específica, mas um modo de representar que usa o discurso poético para humanizar o símbolo sagrado. Eis o objeto de estudo da pesquisa aqui descrita, que objetivou tanto analisar a obra desse poeta comparada com a originalidade das atitudes e dos posicionamentos de são Francisco de Assis ante o sagrado quanto investigar se o poeta apresenta a exclusão, aceitação ou não aceitação dos signos convencionais da Igreja. A pesquisa recorreu ao aporte metodológico da história cultural, ao aporte crítico-analítico da fenomenologia do imaginário e ao aporte analítico da crítica literária sobre Vinicius de Moraes para tratar do símbolo e da representação como categorias de análise. Esse suporte teórico-metodológico sustenta a análise do poema, cujas constatações incluem, por exemplo, a existência de representações do santo em linguagens variadas. Na representação escrita, a poesia de Vinicius de Moraes transita entre o mundo sacro e o mundo humano: humanidade e santidade se fundem no mesmo ser, o eu lírico cuja voz traduz a de um humano que busca explicações para suas dúvidas existenciais. Este estudo mostra que a reflexão sobre a vida do poeta-compositor e seu universo cultural, social e político pode revelar, ainda, os propósitos do poeta como ser humano.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.229por
dc.orcid.putcode81765970-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemoriaImaginarioeRepresentacao.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.