Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEmiliano, Juliane-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:59Z-
dc.date.available2013-06-17-
dc.date.available2016-06-22T18:29:59Z-
dc.date.issued2013-02-28-
dc.identifier.citationEMILIANO, Juliane. Do Diário de Sílvia: a escrita de si como ruptura narrativa na obra O Tempo e o vento. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.122por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11862-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the intimate discourse of a female character, whose name appears in the title: From Silvia s diary [2005] (Do diário de Sílvia). It is about the penultimate part of the third volume of the trilogy Time and the Wind, by Erico Verissimo. The research aims to make a critical study on the presence of confession in the speech reported by the author of Rio Grande do Sul in his classic narrative, From Silvia s diary. By reporting inner conflicts, such as the loving feeling in relation to her husband\'s brother, the affection for Rodrigo, the godfather, the skepticism towards faith in God, the conflicts of the New State dictatorship, the Spanish Civil War and World War II, the work builds a reflective view of human beings and their questions about the society in which they live, and how this afflicts it. Another unique factor of this diary is that the narrative is made by a woman, something unusual in the trilogy, since they have no leading voice in the novel. For a better explanation of my analysis of the character Sylvia, I propose a comparison with the character Ana Terra, the main female protagonist of the trilogy, and how the two faced the conflicts of life, to gain a say in the male world.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDo diário de Sílviapor
dc.subjectConfissãopor
dc.subjectFigura femininapor
dc.subjectErico Verissimopor
dc.subjectFrom Silvia s diaryeng
dc.subjectConfessioneng
dc.subjectFemale figureeng
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapor
dc.subjectVeríssimo, Érico, 1905-1975 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleDo Diário de Sílvia: a escrita de si como ruptura narrativa na obra O Tempo e o ventopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Seixas, Jacy Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721443P5por
dc.contributor.referee1Santos, Regma Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709H2por
dc.contributor.referee2Maciel, Sheila Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778104D3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242624T4por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoA presente dissertação foca o discurso intimista de uma personagem feminina, cujo nome figura no título: Do diário de Sílvia [2005]; trata-se da penúltima parte do terceiro tomo da trilogia O Tempo e o Vento, do escritor Erico Verissimo. A pesquisa busca realizar um estudo crítico sobre a presença da confissão, no discurso relatado pelo autor gaúcho, em sua clássica narrativa, Do diário de Sílvia. A obra, ao relatar conflitos íntimos, dentre eles, o sentimento amoroso em relação ao irmão de seu marido, a afeição pelo padrinho Rodrigo, a desconfiança em relação à fé em Deus, os conflitos da ditadura do Estado Novo, a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, constrói uma visão reflexiva do ser humano e seus questionamentos sobre a sociedade em que vive, e como esta a aflige. Outro fator singular, desse diário, é que a narrativa é feita por uma mulher, algo inusitado na trilogia, uma vez que elas não têm voz dominante no romance. Para melhor explanação de minha análise sobre a personagem Sílvia, proponho uma comparação com a personagem Ana Terra, principal protagonista feminina da trilogia, e como as duas enfrentaram os conflitos da vida, para ganhar voz no mundo masculino.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.122-
dc.orcid.putcode81765902-
dc.crossref.doibatchid60e1cae6-a810-449f-a543-16d9c60feefb-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliane Emiliano.pdf711.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.