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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Era uma vez... As metamorfoses nos contos de fadas contemporâneos
metadata.dc.creator: Theodoro, Ana Cláudia Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Leonardo Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Maria Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Carla Alexandra
metadata.dc.description.resumo: Pensar que os contos de fadas são narrativas maravilhosas que existem há muitos séculos, que não podemos nem precisar-lhes a origem, é um pensamento intrigante. Pois, por mais que os anos passem, as clássicas histórias de fadas são conhecidas e reconhecidas por crianças, jovens e adultos do mundo todo. Juntamente com a contação de histórias tradicionais, sejam elas sobre Chapeuzinho Vermelho, Cinderela ou Branca de Neve, são transmitidos significados subjacentes às narrativas que condizem com as ideologias dominantes de uma sociedade. Através da moral da história ou do final positivo ou negativo de um personagem, por exemplo, tem-se presente nos contos de fadas tradicionais um ensinamento que visa educar o público e é por meio de modelos e ideologias que estas histórias formam meninos e meninas que saibam como se portar em sociedade. Intrínsecos a estas ideologias estão significados que condizem com o pensamento patriarcal predominante em nossa cultura, em que as mulheres são vistas como seres passivos, submissos e inocentes, que devem respeitar e fazer a vontade dos homens. Os contos clássicos, então, possuem significados que explicitam um sexismo, sendo a mulher um indivíduo incapaz de controlar a sua própria vida, necessitando dos homens. É ante tais significados confirmando as mulheres como submissas, que o revisionismo nos contos de fadas se faz presente, visando questionar, criticar ou subverter os ensinamentos moralizantes das história. Juntamente com as teorias pós-modernas, pós-coloniais, com os estudos culturais e feministas, a teoria da carnavalização e de elementos paródicos e intertextuais, que os contos de fadas contemporâneos como os filmes A princesa e o sapo (2009), Shrek (2001), e os contos ―A corte do Sr Lyon‖ e ―A noiva do tigre‖ de Angela Carter propõem uma atitude de olharmos novamente para as histórias, repensando os significados que segregam as mulheres; o diferente e o excluído; as culturas marginalizadas, tratando-as como inferiores, a fim de abalarem as estruturas dominantes que subjazem nas histórias. Por meio de metamorfoses ocorridas com os personagens e dentro da própria estrutura dos contos de fadas, é que o revisionismo, partindo de uma perspectiva feminista e pós-moderna, consegue criticar, transgredir e até propor alternativas que condizem com a igualdade de gêneros, de culturas, de sociedades, de etnias, de forma a valorizar os que estão à margem da sociedade contemporânea.
Abstract: Thinking fairy tales are marvelous narratives that exist for centuries so we cannot even precise their origin is an intriguing thought. Because years can pass by and classical tales can still be known and recognized by children, adolescents and adults from worldwide. Along the storytelling of traditional tales whether they are about Red Riding Hood, Cinderella or Snow White underlying meanings are transmitted within the narratives that correspond with the dominant ideology of a society. Through the story s moral or the negative or positive ending of a character, for example, traditional fairy tales have lessons that aim at teaching the public and it is by means of models and ideologies that these stories mold boys and girls so they will know how to behave in society. Within the ideologies there are intrinsic meanings that relates to a patriarchal thought predominant in our culture, in which women are seen as passive, obedient and innocent human beings who must respect and accept men s will. So classical fairy tales have meanings that explicit sexism where woman is an individual incapable of controlling their own life, always needing men as a support. It is in front of such meanings confirming women as submissive that revisionism in fairy tale is made present, intending to question, to criticize or to subvert the stories moralized lessons. Along with postmodern and postcolonial theories, cultural and feminist studies, the carnavalization theory and parodic and intertextual elements that contemporary fairy tales such as the movies The princess and the frog, Shrek and literary fairy tales ―The courtship of Mr Lyon‖ and ―The Tiger s Bride‖ by Angela Carter propose an attitude for us to start looking again at the tales rethinking about the meanings that segregate women; the different and the excluded; the marginalized cultures treating them as inferior in order to shake the dominant structures that underlie in the stories. By means of metamorphosis occurred with the character or even inside the tale structure it is possible for the revisionism to, parting from feminist and postmodern perspectives, criticize, transgress, and also to propose alternatives related to gender, culture, society and ethnicity equality by means of valorizing the ones who are in the margin of contemporary society.
Keywords: Contos de fadas
Feminino
Patriarcalismo
Revisionismo
Pós-modernismo
Fairy tales
Feminine
Patriarchalism
Revisionism
Postmodernism
Literatura
Literatura - História e crítica
Mulheres na literatura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: THEODORO, Ana Cláudia Nascimento. Era uma vez... As metamorfoses nos contos de fadas contemporâneos. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11855
Issue Date: 26-Jul-2012
Appears in Collections:PGLETRAS - Mestrado em Teoria Literária

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