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dc.creatorSilva, Regina Nascimento-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:58Z-
dc.date.available2013-02-18-
dc.date.available2016-06-22T18:29:58Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Regina Nascimento. Memórias rabiscadas nas crônicas de Viventes das Alagoas de Graciliano Ramos. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.299por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11853-
dc.description.abstractThis work, entitled Memórias rabiscadas nas crônicas de Viventes das Alagoas, reflects the chronicle as a time and memory gender -a writing of the time. Chronicles written by Graciliano Ramos in the decades of 1920 and 1950, which were compiled and published in the posthumous book Viventes das Alagoas, in 1962, are analyzed under this perspective. It starts with the assumption that chronicles reconstruct memory. So, life and experience are the materials of the chronicle, which is constituted itself as testimony of a life, document of a time or a means to register the history in the text. Thus, in these chronicles, it is analyzed how individual and collective memory are intertwined, tying themselves to the memory of that period, in which contradictions and ambiguities, used to define the intellectual positions of that time, colored by the debates about modernization, politics, culture, nation, people, among others, are put together in this gender. The text is organized in three chapters. The first presents the author s biography and his way as a chronicler, showing the extension and the variety of this chronicle production, as well as the historical and personal circumstances in which Graciliano finds the journal and, consequently, the chronicle. The second focuses the author s performance, by means of the chronicles, as an intellectual collaborator to the Cultura Políticamagazine. The third chapter presents the chronicler s insertion in the debates about culture and society, through memories and reminiscences. It s concluded that it is placed a cultural and social history of the northeastern sertãoin the Viventes das Alagoaschronicles, printed from the reconstitution of history and experiences of life, including Graciliano s, as a living person in this space.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectCrônicapor
dc.subjectGraciliano Ramospor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectChronicleeng
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapor
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953 - Viventes das Alagoas - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleMemórias rabiscadas nas crônicas de Viventes das Alagoas de Graciliano Ramospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Regma Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709H2por
dc.contributor.referee1Araújo, Joana Luiza Muylaert de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787849P4por
dc.contributor.referee2Nery, Vanda Cunha Albiery-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730733Y4por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEste trabalho, intitulado Memórias rabiscadas nas crônicas de Viventes das Alagoas, reflete a crônica como gênero do tempo e da memória -uma escrita do tempo. É nesta perspectiva que são analisadas crônicas escritas por Graciliano Ramos entre as décadas de 1920 e 1950 e que, em 1962, foram compiladase publicadas no livro póstumo Viventes das Alagoas. Parte-se do pressuposto que as crônicas reconstroem memórias. Desta feita, o que fica do vivido, da experiência é matéria para a crônica, que se constitui como testemunho de uma vida, documento de uma época ou um meio de se inscrever a história no texto. Assim, reflete-se como, nessas crônicas, memória individual e memória coletiva entrelaçam-se, atrelando-se à memória daquele período, no qual contradições e ambiguidades que definiam as posições intelectuais de então, tingidas pelos debates sobre modernização, política, cultura, nação, povo, dentre outras, encontram-se nelas colocadas. O texto está organizado em três capítulos. O primeiro mostra a biografia do autor e seu percurso como cronista, mostrando aextensão e a variedade dessa produção cronística, bem como as circunstâncias pessoais e históricas em que se deu o encontro de Graciliano com o jornal e, por conseguinte, com a crônica. O segundo focaliza a atuação do autor, por meio das crônicas, como intelectual colaborador na revista Cultura Política. O terceiro capítulo mostra a inserção do cronista nos debates sobre cultura e sociedade, por meio de memórias e reminiscências. Conclui-se que nas crônicas de Viventes das Alagoasestá colocada uma história social e cultural do sertão nordestino, impressa a partir da reconstituição de histórias e experiências de vida, inclusive de Graciliano, também ele um vivente desse espaço.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.299-
dc.orcid.putcode81765898-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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