Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11842
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Franciele Queiroz da | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:29:57Z | - |
dc.date.available | 2012-11-09 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:29:57Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Franciele Queiroz da. Fragmentos de um escritor: Ruffato em perspectiva(s). 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.355 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11842 | - |
dc.description.abstract | The present dissertation investigates the discourses which surround the figure of the contemporary writer Luiz Ruffato. The objective of this work was to analyze some of the author s propositions which appear in interviews, statements and criticisms concerning his production and to oppose them to the analysis of the novel Inferno Provisório. For that, we made a broad investigation of interviews, which, in a first moment, characterized and presented the authorial figure of Luiz Ruffato and which were also our basis to achieve two other aspects of this study: the assumed condition of realistic writer and the discussion related to the form of the novel. The author s presentation in the media, through interviews, enables us to identify the discursive intention of consolidating himself as a professional writer. The perspective of media and professional writer discussed here shows us another facet of an authorial figure which marks the contemporary scenario: Luiz Ruffato as a carrier of realistic heritages. The notion of realistic writer, which also surrounds his discourses, points out the necessity to forge tools to detect the narrative and performative strategies of language, refusing the assumption of a traditional realism concerning the contemporary production. The necessity of discussion regarding the ―novel‖ form comes with the premise of novel-installation. Considering the installation as one more facet of the hybrid characteristic which marks the novel as form, Luiz Ruffato seems to experiment and radically conceive form to overcome the mere notion of representation as portrait of reality. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Literatura contemporânea | por |
dc.subject | Luiz Ruffato | por |
dc.subject | Profissionalização | por |
dc.subject | Real | por |
dc.subject | Inferno provisório | por |
dc.subject | Contemporary literature. | eng |
dc.subject | Professionalization | eng |
dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica | por |
dc.subject | Ruffato, Luiz, 1961- - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Ruffato, Luiz, 1961 - Inferno provisório | por |
dc.title | Fragmentos de um escritor: Ruffato em perspectiva(s) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Viegas, Ana Cláudia Coutinho | - |
dc.contributor.advisor1 | Santini, Juliana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734165T6 | por |
dc.contributor.referee1 | Leite, Sylvia Helena Telarolli de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798744E3 | por |
dc.contributor.referee2 | Soares, Leonardo Francisco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767424H4 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210687U2 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Teoria Literária | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação parte da investigação de discursos que rondam a figura do escritor contemporâneo Luiz Ruffato. O objetivo do trabalho foi analisar algumas proposições do autor que sobressaem em entrevistas, depoimentos e críticas a respeito de sua produção e contrapô-las à análise do romance Inferno Provisório. Nesse sentido, nos utilizamos de um amplo levantamento de entrevistas, que em um primeiro momento caracterizaram e apresentaram a figura autoral de Luiz Ruffato e, também, nos serviram de base para objetivar dois outros aspectos de investigação: a condição assumida de escritor realista e a discussão a respeito da forma do romance. A apresentação do escritor na mídia, por meio de entrevistas, nos faz constatar a intenção discursiva de consolidar-se como escritor profissional. A perspectiva do escritor midiático e profissional discutida nos lança a outra faceta acerca de uma figura autoral que deixa marcas no cenário contemporâneo: Luiz Ruffato como portador de heranças realistas. A noção de escritor realista, que também ronda seus discursos, aponta para a constatação de que há a necessidade de se forjar instrumentos que detectem as estratégias narrativas e performáticas da linguagem, refutando a visão de um realismo tradicional acerca da produção contemporânea. A necessidade de discussão da forma ―romance‖ vem com a premissa de romance-instalação. Entendendo a instalação como mais uma faceta da própria característica híbrida que marca o romance como forma, Luiz Ruffato parece experimentar e radicalizar a forma para superar a mera noção de representação como retrato da realidade. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.355 | - |
dc.orcid.putcode | 81765859 | - |
dc.crossref.doibatchid | 1f65150e-8eb1-4458-b86e-7d2425029875 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.