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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ocorrências entre literatura e música na lenda Tristão e Isolda e na ópera homônima de Richard Wagner
Autor: Oliveira, Aline Carrijo de
Primer orientador: Ribeiro, Ivan Marcos
Primer coorientador: Carvalho, Flávio Cardoso
Primer miembro de la banca: Oliveira, Solange Ribeiro de
Segundo miembro de la banca: Paschoal, Stefano
Resumen: Este trabalho tem como objetivo o estudo comparatista entre a narrativa Tristão e Isolda e a ópera homônima de Richard Wagner. O estudo de transposição interartes proposto nesta dissertação de mestrado visa analisar literariamente duas versões, a saber, Tristão e Isolda, de Fernandel Abrantes e O Romance de Tristão e Isolda, de Joseph Bédier (tradução de Luis Claudio de Castro e Costa), a fim de relacionar os enredos, espaço, personagens e tempo de ambas, para justificar a escolha das versões, provenientes de vários fragmentos resgatados, como representante do mito de Tristão. Após essa pesquisa, propomos uma análise literária do libreto da ópera Tristão e Isolda, de Wagner, assim como uma breve explicação da construção operística do compositor e uma apresentação de teóricos musicais que se debruçaram sobre essa obra. Em uma tentativa de demonstrar as proximidades estabelecidas pelo compositor entre a lenda e o texto operístico, analisaremos comparativamente as observações feitas sobre o texto literário e o texto operístico sob a luz dos conceitos de transposição interartes.
Abstract: This work aims to study, comparatively, the narrative Tristan and Isolde and homonymous Richard Wagner‟s opera. This study, of inter artistic transposition, analyses two versions, namely Tristão e Isolda, by Fernandel Abrantes and O Romance de Tristão e Isolda, by Joseph Bédier (translated by Luis Claudio de Castro e Costa), to build a relationship between both plots, setting, characters and time, to justify the choice of the versions, deriving from a series of recovered fragments as representative of the myth of Tristan. After the text of this research, we offer a literary analysis of Tristan and Isolde opera libretto as well as a brief explanation of the artist‟s composition procedures and a presentation of music critics who have studied Wagner‟s work. In an attempt to show the established proximities between the legend and the opera, we shall analyze comparatively the observations made about the narrative and the opera under the inter artistic transposition concepts.
Palabras clave: Literatura
Música
Transposição
Richard Wagner
Tristão e Isolda
Literature
Music
Transposition
Literatura - História e crítica
Literatura medieval - História e crítica
Música e literatura
Wagner, Richard, 1813-1883 - Tristão e Isolda
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Cita: OLIVEIRA, Aline Carrijo de. Ocorrências entre literatura e música na lenda Tristão e Isolda e na ópera homônima de Richard Wagner. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.117
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.117
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11830
Fecha de defensa: 29-feb-2012
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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