Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11802
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A concepção literária e simbólica encontrada nas Canciones de Federico García Lorca: estudo de casos
Autor(es): Lara, Idalmo Mendes
Primeiro orientador: Machado, Irlei Margarete Cruz
Primeiro membro da banca: Souza, Enivalda Nunes Freitas e
Segundo membro da banca: Regino, Sueli Maria de Oliveira
Resumo: O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Poéticas do Texto Literário, investigando a obra poética de Federico García Lorca, expoente da literatura espanhola e universal, a partir de sua coletânea intitulada Canciones. Atendendo a curiosidade acerca da sensibilidade musical do poeta para compor versos, cinco poemas, extraídos da aludida coletânea, são selecionados para compor o corpus do trabalho. A pesquisa realiza uma interpretação de textos poéticos do escritor, identificando a incidência de padrões temáticos, estruturais e rítmicos, a incidência de padrões simbólicos, e suas implicações na poesia lorquiana. Vários autores são consultados para elucidar a abrangência do termo canção, para apontar sua característica essencial, para escandir e classificar o verso contido em seu texto, e para capturar as imagens, os símbolos e as suas significações. Entre os resultados alcançados, a pesquisa aponta, no aspecto formal, para a constatação de pontos comuns, como refrões, dísticos, quadras e sextilhas; e de pontos divergentes, como a estruturação estrófica. Quanto aos versos, detecta a predominância de octossílabos, de redondilha maior e menor, bem como as incidências ocasionais de outros tipos de verso, inclusive de considerável efeito musical. Quanto à temática, confirma a importância de aspectos relacionados ao universo infantil, aos atributos da natureza, e à presença da morte. Quanto ao aspecto simbólico, descobrem-se elementos comuns que, relacionados às imagens de brilho, corno, olho, nuvens e asas, se associam à verticalidade do ser humano e aos símbolos de ascensão da estrutura heroica, pertencentes ao regime diurno do imaginário. Quanto à musicalidade, identifica procedimentos particulares para o manejo das sílabas, das palavras e dos versos relacionados a procedimentos de composição musical, teatral, coreográfica e poética na elaboração dos cinco poemas selecionados. E, finalmente, especula sobre possíveis equacionamentos para a musicalidade da recitação dos poemas.
Abstract: This work belongs to the domain of the research field of Poetics of the Literary Text and investigates the poetics of Federico García Lorca, exponent of the Spanish and universal literature, by analyzing poems from his book entitled Canciones. In order to examine the musical sensitivity of the poet to compose verses, five poems were selected from Canciones. This research makes an interpretation of the poetics of the Federico García Lorca by identifying the incidence of the thematic, structural and rhythmical patterns and also the incidence of symbolic patterns and their implications in the poetics of Lorca. Several authors have been studied in order to elucidate the scope of the term canção ; to show its essential characteristic, to scan and to classify the type of verse used in Lorca s poetry, as well as to capture the images, symbols and meanings of his poetry. Among the results obtained, the research shows, in its formal aspect, some common points in the selected poems such as refrains, couplets, squares and sextiles; and also some different points, as the structure of the stanzas. As far as the verses are concerned, it was detected the predominance of verses of eight syllables (octossílabos), of long and short redondilhas (verses of five or seven syllables), as well as other types of verses, also of considerable musical effect. Regarding the theme, the results of this research confirm the importance of the aspects related to the universe of children, to the attributes of nature and to the presence of death. Concerning the symbolic aspects, common elements related to images of brightness, cornus, eye, clouds and wings have been discovered. Such elements are associated with the verticality of human being and with the symbols of the ascendancy of the heroic structures, belonging to the diurnal regime of the imaginary. With reference to the musicality, there have been identified some special procedures to deal with syllables, words and verses related to musical, theatrical, choreographical and poetical composition within the five selected poems. And, finally, this work speculates about a possible structure of musicality on Lorca s poems recitations.
Palavras-chave: Lorca
Canciones
Poesia
Musicalidade
Poetry
Musicality
García Lorca, Federico, 1898-1936 - Crítica e interpretação
Poesia espanhola
Versificação
Rimas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Referência: LARA, Idalmo Mendes. A concepção literária e simbólica encontrada nas Canciones de Federico García Lorca: estudo de casos. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11802
Data de defesa: 26-Ago-2009
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