Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Danilo Bernardes
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:53Z-
dc.date.available2009-10-07
dc.date.available2016-06-22T18:29:53Z-
dc.date.issued2008-08-25
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Danilo Bernardes. Vida e verso: a lágrima do peixe um estudo da biografia de Bashô escrita por Paulo Leminski. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11801-
dc.description.abstractThis work intends to argue some procedures used for Paulo Leminski in the elaboration of his workmanship Matsuó Bashô A lágrima do peixe, published in 1983 by Brasiliense Publishing Company. The set of these procedures finishes for contributing for the accomplishment of a sui generis biography, inasmuch as the Bashô´s figures are not presented as the individualistic model usually used in the traditional biographies. In this direction, from the pages of the Leminski‟s book, more than a hero, an ego, a sensitivity, a subject emerges. It´s not possible to notice an exaggerated attention to the events of the empirical life of the Japanese poet. What it is seen are essays, historical texts, images of film, drawings etc digression far-flung, provisory shunting lines of attention, paradoxically, to lead to the one another Bashô´s figure. The attention to some procedures of the workmanship leaves to see the way for which they concur for this another figure of Matsuó Bashô, established, after all, in an intuition of the Japanese poet. It is in search of this intuition that establishes, in the workmanship, what we could call zen structure. What characterizes this structure is exactly the digressive character of the workmanship, the frequent modulations of literary sorts etc. This work proposal argues the contours of this structure, in way to study how much A lágrima do peixe approaches the biografist conception of the existence, as defined and criticized by Pierre Bourdieu in The biographical illusion. This conception would be that one to consider the life as a history, with beginning, stages and end, from which it is possible to infer an order, a coherence. The hypothesis to be worked by this research will be that: in wich way, by its procedures, its structure, A lágrima do peixe constitutes itself as a non-biografist biography.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiografiapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectBiographyeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectLeminski, Paulo, 1944-1989 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapor
dc.titleVida e verso: a lágrima do peixe um estudo da biografia de Bashô escrita por Paulo Leminskipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araújo, Joana Luiza Muylaert de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787849P4por
dc.contributor.referee1Manchesan, Luiz Gonzaga
dc.contributor.referee2Azevedo, Luciene Almeida de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797560Z9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267408H2por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEssa dissertação pretende discutir alguns procedimentos empregados por Paulo Leminski na elaboração de sua obra Matsuó Bashô A lágrima do peixe, publicada em 1983 pela Editora Brasiliense. O conjunto desses procedimentos acaba por contribuir para a realização de uma biografia sui generis, porquanto as figurações do biografado se distanciem do modelo individualista costumeiramente empregado nas biografias tradicionais. Nesse sentido, das páginas do livro de Leminski, mais que um herói, um ego, emerge uma sensibilidade, um assunto. Não se pode notar uma exagerada atenção aos eventos da vida empírica do poeta japonês. O que se vê são trechos ensaísticos, históricos, reproduções de imagens de filme, de desenhos etc. digressões, provisórios desvios de foco a, paradoxalmente, conduzir a uma (outra) figuração de Bashô. A atenção a alguns procedimentos da obra deixa ver a maneira pela qual eles concorrem para essa outra figuração de Matsuó Bashô, fundada, sobretudo, em uma intuição do poeta japonês. É em busca dessa intuição que se estabelece, na constituição dessa biografia, o que se poderia chamar estrutura zen. O que caracteriza essa estrutura é justamente o caráter digressivo da obra, o livre fluir do texto, as freqüentes modulações de gêneros literários. A dissertação aqui proposta discute os contornos dessa estrutura, de forma que se possa ter em vista, ao final, o quanto A lágrima do peixe se distancia (ou se aproxima) da concepção biografista da existência, conforme definida e criticada por Pierre Bourdieu em A ilusão biográfica. Essa concepção seria aquela a considerar a vida como uma história, com início, etapas e fim, a partir da qual seja possível depreender uma ordem, uma coerência. A hipótese a ser trabalhada por essa pesquisa será a de que, por seus procedimentos, por sua estrutura, A lágrima do peixe se constitua como uma biografia não-biografista .por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765809-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis.pdf488.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.