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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Hilda Hilst e o canto amoroso em mitos, imagens e símbolos
metadata.dc.creator: Moura, Karyne Pimenta de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Enivalda Nunes Freitas e
metadata.dc.contributor.referee1: Romera, Maria Lucia Castilho
metadata.dc.contributor.referee2: Camargo, Goiandira de Fátima Ortiz de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar, no canto amoroso de Hilda Hilst (1930-2004), a maneira como os mitos, imagens e símbolos configuram a condição de um Eu que lamenta a incompletude e a consciência de sua fragmentação diante de um Outro. Esse Outro é visto como a metade que falta ao Eu, uma metade que, durante o chamamento amoroso, revela-se esquiva ou ausente. É percebido, na interpretação dos cantos, o desejo pelo qual o Eu se veste com vista a enlaçar o Outro e inverter sua condição primeira de descontinuidade. O desejo é expresso nos cantos amorosos em linguagem simbólica e imagética, e os mitos de incompletude explicam que o amor é a via pela qual as metades, fragmentadas do estado original duplo, tendem a se unir. O mito se empenha na elucidação simbólica acerca da condição humana como um todo, e a incompletude amorosa insere-se nessa condição. Dessa maneira, é observada na poética hilstiana a latente relação mitopoesia. Ambos, através da linguagem imagética a eles inerentes, revigoram os arquétipos representativos do inconsciente coletivo. Para analisar o canto do desejo pelo que falta foram escolhidas as obras Júbilo, memória, noviciado da paixão (2001) e Cantares (2002). Essas obras revelam uma poética cuja intensidade as particulariza das demais produções líricas da autora, uma vez que a voz lírica canta as núpcias em imagens e símbolos representativos de um ardente desejo de união Eu-outro. As imagens e símbolos interpretados nos seis poemas selecionados do corpus desvelam as forças inconscientes da casa, da melodia, da morte, do pensar, do tecer e da viagem. A dissertação é desenvolvida em quatro capítulos, donde é investigada, nos poemas, a presença latente dos mitos de Ariadne e Dionísio, Eco e Narciso, Orfeu e Eurídice, Eros e Psique, Tanatos e a morte em significação invertida, Ceres e a fertilidade, Perséfone e o conflito entre claro e escuro, Tântalo e a condenação à não-realização dos desejos, Penélope e a arte de tecer e, por fim, aquele que carrega a alma dos mortos, o barqueiro Caronte.
Abstract: The main purpose of the present study was to investigate, in a short story by Hilda Hilst (1930-2004), the way myths, images and symbols are used to form a Self who laments the incompleteness and for the consciousness of its fragmentation towards the Other. This Other is seen as the half which is missing in the Self; a half which, during the love call, reveals itself as being avoidable or absent. Through the analysis of the short stories, it was possible to observe the desire with which the Self dresses itself in order to interlace the Other and to invert its primary condition of discontinuity. The desire is expressed in the short love stories through symbolic and imagetic language, and the myths related to incompleteness convey the idea that love is the path through which the halves , fragmented in their double original state, tend to get united. The myth exerts itself in the symbolic elucidation of questions concerning the human condition as a whole, and the incompleteness related to love is inserted in this condition. Thus, it can be observed, in the hilstian poetics, the latent relationship between myth and poetry. Both of them, through their inherent imagetic language, strengthen the archetypes which are representative of the collective unconscious. In order to analyze the chant of the desire for what is missing, the following works were chosen: Júbilo, memória, noviciado da paixão (2001) and Cantares (2002). These works reveal a poetics whose intensity distinguishes them from other works by the same author, as the lyric voice sings the nuptials through images and symbols which are representative of a violent desire for the union Self-Other. The images and the symbols which are interpreted in the six selected poems unveil the unconscious forces related to the house, to death, to the act of thinking, to the act of weaving and to the journey. The dissertation, which was developed in four chapters, investigated the latent presence, in the poems, of the myths of Ariadne and Dionísio, Eco and Narciso, Orfeu and Eurídice, Eros and Psique, Tanatos and death in inverted meaning, Ceres and fertility, Perséfone and the conflict between clear and dark, Tântalo and the condemnation to never fulfilling his desires, Penélope and the art of weaving, and, finally, the one who carries the souls of the dead, the boatman, Caronte.
Keywords: Hilda Hilst
Canto amoroso
Mitos
Imagens
Símbolos
Love call
Myths
Images
Symbols
Hilst, Hilda, 1930-2004 - Crítica e interpretação
Poesia brasileira
Mito na literatura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: MOURA, Karyne Pimenta de. Hilda Hilst e o canto amoroso em mitos, imagens e símbolos. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11794
Issue Date: 20-Feb-2009
Appears in Collections:PGLETRAS - Mestrado em Teoria Literária

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