Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Mariana Batista do Nascimento
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:52Z-
dc.date.available2009-03-12
dc.date.available2016-06-22T18:29:52Z-
dc.date.issued2008-12-01
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Batista do Nascimento. Cecília Meireles: crônicas de arte, cultura e educação. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11790-
dc.description.abstractThis research aims to identify, analyze and discuss some of Cecília Meireles conceptions about art and culture in the educational system using her chronicles published in Diário de Notícias newspaper in the 1930 decade in Rio de Janeiro. So we have established relations among chronicle, journalism, history and literature, four knowledge areas related to our corpus. Chronicle, a memory s place, has allowed us a glimpse of not only Meireles thoughts about 1930 decade s art and culture, but also her personal historical version of 1930. It was necessary to take note of some gatherings in which Meireles had taken part such as Movimento dos Pioneiros da Educação and her relation to the modernist ideas and the literary and educational influences in her professional identity. Thus, we could identify cultural and artistic elements in the school and society, in general terms, according to the poetess, educator and journalist Cecília Meireles writings.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMeirelespor
dc.subjectCrônicaspor
dc.subjectArtepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectChronicleseng
dc.subjectArteng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectEducational systemeng
dc.subjectCrônicas brasileiros História e críticapor
dc.subjectMeireles, Cecília, 1901-1964. - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleCecília Meireles: crônicas de arte, cultura e educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee1Fernandes Júnior, Antônio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706154Z0por
dc.contributor.referee2Santos, Regina Maria dos
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130991P4por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e problematizar algumas das concepções de Cecília Meireles sobre arte e cultura na educação por meio das crônicas publicadas pela poeta no jornal Diário de Notícias , no Rio de Janeiro, na década de 1930. Para isso, traçamos considerações entre crônica, jornalismo, história e literatura, áreas relacionadas ao corpus. A crônica, lugar de memória, nos permitiu vislumbrar não só o pensamento de Cecília Meireles sobre a arte e a cultura da década de 1930, como também uma versão histórica do momento no prisma da poeta. Foi necessário considerar a participação de Cecília Meireles em movimentos como o dos Pioneiros da Educação, bem como sua relação com as idéias modernistas e as influências literárias e educacionais oriundas de sua formação. Assim, foi-nos possível identificar elementos culturais e artísticos presentes na escola e na sociedade, em termos gerais, de acordo com a escrita da poeta, educadora e jornalista Cecília Meireles.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765831-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana.pdf634.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.