Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11785
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A presença da água e do elemento erótico na poesia de Frederico García Lorca
Autor: Ferreira, Lidiane Maria
Primer orientador: Machado, Irlei Margarete Cruz
Primer miembro de la banca: Yocozawa, Solange Fiuza Cardoso
Segundo miembro de la banca: Souza, Enivalda Nunes Freitas e
Resumen: O objetivo desta pesquisa é verificar como a água, e os demais elementos da natureza, se constelam na obra poética de García Lorca, através de evocações eróticas, que aparecem de maneira simbólica nos poemas. Sabe-se que o símbolo é algo que está inserido em nosso meio social, cultural e psicológico e está presente no centro da nossa vida imaginativa e, em nossa vida como um todo. São os símbolos que revelam os segredos do inconsciente. García Lorca foi um poeta que utilizou elementos simbólicos ligados à natureza para produzir imagens poéticas. A água é algo bastante recorrente em suas obras, e um elemento marcante que através de sua simbologia vem expressar inúmeras imagens e dar diferentes conotações a sua produção literária. Associada ao útero feminino capaz de gerar vida, ela tem valorização feminina, sensual e maternal, sendo a água do lago, noturna, leitosa e lunar, uma manifestação da libido feminina que desperta. As sensações que temos quando estamos em contato com a natureza e seus elementos podem trazer uma carga erótica, se considerarmos que o erótico vai além do sexual. Em Lorca há uma relação mútua entre o erotismo e a água. A imagem do banho feminino vem carregada de erotismo, como se pode constatar em Cacida da moça dourada. Desta forma, a mulher e a água juntas são elementos associados facilmente ao erotismo, elemento que aparece na obra lorquiana de forma sublimada. O erotismo se apresenta através de imagens poéticas, metáforas ricas, só percebidas a partir de uma leitura aprofundada. Para desenvolver o trabalho utilizamos um corpus que se limita a duas obras poéticas de Federico García Lorca: Livro de poemas e Diva de Tamarit, desses dois livros foram selecionados os seguintes poemas: Cacida da moça dourada ; Mar , Meditação sob a chuva , Chuva , Sonho , Amanhã , Madrigal de verão , Gazel do amor imprevisto , Elegia e Cacida da mulher estendida .
Abstract: L objectif de cette étude est de vérifier comment l eau et d autres éléments de la nature sont mise em action dans l´oeuvre poétique de García Lorca. Ils apparaissent comme évocations erótiques, de façon symbolique dans des poèmes. Il est connu que le symbole est ancré dans notre environnement social, culturel et psychologique et se trouve même dans le centre de notre vie et de notre imagination. Les symboles révèlent les secrets de l inconscient. García Lorca est un poète qui utilise des nombreux éléments liés à la nature dans le but de produire des images poétiques. L eau est un symbole qui manifeste de nombreuses connotations dans sa production littéraire. Le sentiment que nous avons lorsque nous sommes en contact avec la nature et ses éléments peuvent apporter une charge érotique, compte tenu du fait que l érotisme va au-delà de la sexualité. Chez Lorca, il a une relation mutuelle entre l érotisme et l´eau, comme on peut le voir dans Cacida de la fille d or . Ainsi, les femmes et l eau sont des éléments facilement associés à l érotisme. Cet élément apparaît dans les travaux de Lorca de façon sublimée. Le poète utilise les éléments naturels comme des symboles, à travers des métaphores du désir et d un érotisme, centre dans des forces de la terre. Pour realiser ce travail nous avons choisi un corpus qui se trouve dans le Livre de Poémes et Divã de Tamarit, et les poèmes suivants: Cacida de la fille d or, Mèr , Meditation sur la pluie , Pluie , Dream , Demain , Madrigal d été , Gazelle de l amour inattendu , Elegia et Gazelle de la Femme étendue .
Palabras clave: Poesia espanhola História e crítica
Amor na literatura
Garcia Lorca, Frederico, 1898-1936 Crítica e interpretação
Poesia espanhola
História e crítica
Amor na literatura
García Lorca
Crítica e interpretação
Poésie espanhole
Histoire et critique
Lamour dans littérature
García Lorca, Federico
Critique et interpretation
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Cita: FERREIRA, Lidiane Maria. A presença da água e do elemento erótico na poesia de Frederico García Lorca. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11785
Fecha de defensa: 31-jul-2008
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PresencaAguaElemento.pdf1.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.