Publicação: Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil - algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, as políticas públicas de inclusão para pessoas com TEA, bem como as contribuições da Psicologia Histórico-cultural no desenvolvimento de crianças com esse diagnóstico. Como objetivos específicos pretendeu-se: investigar como o uso de recursos lúdicos e estéticos como jogos, brincadeiras e elementos da arte puderam auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento desses/dessas estudantes, e apresentar um relato de experiência como estagiária de uma escola junto a uma criança com TEA. A Psicologia Histórico-Cultural, será alicerce desse trabalho, pontuando conceitos importantes apresentados por Vigotski. Além disso, no estudo foram apresentadas, experiências práticas vivenciadas no chão da escola a partir de trocas e vivências no Estágio Profissionalizante em Psicologia Escolar e Educacional. Diante disso, abordou-se a importância do estágio no processo de formação discente e como a prática pôde ser transformadora diante das inúmeras possibilidades de aprendizagens apresentadas no contexto real da educação. Para discorreu-se sobre as temáticas apresentadas, também utilizou-se como conteúdo fundamental a arte e a potência que ela proporcionou no contato com o outro, bem como a sua importância durante a minha prática com as crianças. O uso de elementos da arte, enquanto um signo e instrumento de humanização da cultura, nos apresentou caminhos para o processo de aprendizagem das crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Abstract
Palavras-chave
psicologia escolar, transtorno do espectro autista, estágio, arte, formação em psicologia
Citação
SILVA, S. V. Yasmin. (2025). Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil- algumas reflexões teórico-práticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
DOI
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
