Publicação:
História da intimidade - uma análise das transformações dos séculos XX e XXI a partir do seriado norte-americano "Sex and the City'' de Darren Star

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O presente estudo tem como preocupação perceber como que os movimentos femininos da segunda metade do século XX interferem nas questões em torno do tema do amor, do sexo, da família, da independência e do trabalho. Temos como objeto de pesquisa, o seriado norte-americano "Sex and the City", de Darren Star, que foi ao ar entre os anos 1998 e 2004, pelo canal de TV a cabo HBO e exibido em centenas de países. Sabe-se que desde a segunda metade do século XX, vivemos transformações no que concerne à participação da mulher na sociedade e a forma como as mesmas eram vistas e percebidas. Mulheres que antes viviam debaixo de um controle patriarcal, obedecendo às regras impostas pelos homens, reprimidas, e percebidas somente no âmbito da vida privada, como mulheres do lar, domésticas, mães, estas, começam a desejar um espaço diferente na esfera da vida social, queriam participar, opinar, frequentar as universidades, estar no mercado de trabalho ativamente e atuar nos cargos de governo, queriam ter identidade própria que não dependesse de um homem, fosse seu pai ou marido. Aos poucos, é visível, que foram conquistando novos espaços, chegando a competir com certa igualdade, com os homens, mas ainda há um caminho para ser trilhado. Percebemos que as mudanças que ocorrem no universo feminino causam impacto em outros universos que estão diretamente interligados, como no sexo, no amor e na constituição da família, portanto nos preocupamos em perceber como essas mudanças se comunicam.

Abstract

Palavras-chave

Sex and the City, Transformações, Século XX, Mulher, Amor

Citação

SILVA, Bruna Thalita Aquino. História da intimidade - uma análise das transformações dos séculos XX e XXI a partir do seriado norte-americano "Sex and the City'' de Darren Star. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por