Publicação:
Teoria de homotopia e o grupo fundamental da S¹

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA, CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

Este trabalho consiste em um estudo sobre o conceito de Grupo Fundamental de um espaço topológico e suas propriedades. Para isto, estudamos tópicos de Topologia Geral, que foram valiosos para a introdução à Teoria de Homotopia e para o conceito de Grupo Fundamental. No final, apresentamos a prova de que o grupo fundamental da S¹ é isomorfo ao grupo dos números inteiros e a demonstração do Teorema Fundamental da Álgebra como consequência deste fato.

Abstract

Palavras-chave

Espaços topológicos, Espaços conexos por caminhos, Teoria de homotopia, Grupo fundamental da S¹, Teorema fundamental da álgebra

Citação

SILVA, Marcela Diniz. Teoria de Homotopia e o Grupo Fundamental da S¹. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por