Publicação:
Produção de holocelulases por isolado fúngico cultivado em biomassa residual de safras agrícolas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O Brasil como um grande produtor de safras agrícolas, não possui na maioria das vezes um fim determinado aos resíduos agrícolas gerados, descartando-os de forma incorreta, prejudicando o meio ambiente. Para resolução do tal problema, estudos são feitos para a utilização desses resíduos por microrganismos no processo de degradação da parede lignocelulósica. Os fungos filamentosos são capazes de produzirem, em condições favoráveis, enzimas que conseguem catalisar a produção de açúcar mais simples, a partir de carboidratos mais complexos. Pensando nisto, o trabalho teve como principal objetivo a utilização de um fungo anemofílico isolado na área central de Patos de Minas em frente aos laboratórios da UFU, para produção de xilanase, pectinase e CM-celulase. O fungo denominado MFM, apresentou características morfológicas do gênero Aspergillus. As atividades enzimáticas quantificadas mostraram que a MFM produziu as três enzimas nas diferentes biomassas residuais, ofertadas como fontes de carbono, tendo destaque na produção de enzimas o resíduo do completo da soja (RS) com os valores em UI.mL-1 de, 1,095; 1,237; e 0,262 para xilanase, pectinase e CM-celulase respectivamente. Ensaios de caracterização enzimática parcial, revelaram as melhores condições de atividade em pH 4 e temperatura de 50ºC, para as enzimas produzidas em RS. Segundo às melhores condições de atuação das enzimas, ensaios de hidrólise do bagaço de cana-de-açúcar lavado, revelaram que, após 48 horas de incubação, a 50°C, a liberação de açúcar redutor total alcançada foi de 7,49%.

Abstract

Palavras-chave

Hidrólise enzimática, Enzymatic hydrolysis, Prospecção de fungos, Fungi prospection, Resíduos agrícolas, Agricultural residues, Enzimas, Enzymes

Citação

PAULA, Francisco Manoel Ferreira. Produção de holocelulases por isolado fúngico cultivado em biomassa residual de safras agrícolas. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2019.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto