Publicação: A “Era de Laodicéia”: o conservadorismo de William Branham e a Sociedade Americana Pós Segunda Guerra Mundial
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Orientador
Coorientador
Resumo
As pregações religiosas não estão condicionadas a fatores meramente religiosos de uma sociedade: elas expressam muito do saber político, cultural e comportamental de uma dada realidade histórica em contextos definidos. Nesse sentido, as pregações fundamentalistas, milenaristas e conservadoras de Willian M. Branham, sob uma crítica histórica e, de certa maneira teológica, têm muito a nos oferecer para o entendimento e a compreensão da sociedade americana pós Segunda Guerra Mundial e no processo histórico da Guerra Fria. Temas como anticomunismo, direitos sociais e civis, o papel da mulher na sociedade e anticatolicismo estão presentes numa análise religiosa conservadora da sociedade. Há de se observar que as mudanças políticas, sociais e culturais no século XX trouxeram impactos importantes ao conservadorismo da sociedade americana entre os anos 1950 aos anos 1970, e, nesse sentido, Willian Branham vê os EUA em colapso e decadência moral. Portanto, sua pregação apocalítica enxerga, nas mudanças presentes na sociedade, o “fim da História”, em definição: o milênio de Cristo.
Abstract
Palavras-chave
Discurso religioso, História, Sociedade Americana Pós Segunda Guerra
Citação
SILVA, Gilliard Antonio Pereira da. A “Era de Laodicéia”: o conservadorismo de William Branham e a Sociedade Americana Pós Segunda Guerra Mundial. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História), Uberlândia, 2017.