Publicação:
Perfil de resistência antimicrobiana de Campylobacter jejuni oriunda de abatedouros de carne avícola da região Sul do Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

Objetivos: Nossa abordagem incluiu a caracterização de parâmetros epidemiológicos e a determinação do perfil de resistência de C. jejuni isoladas de carcaça de frangos a antimicrobianos de primeira escolha no tratamento e a três compostos metálicos de maneira isolada e em sinergismo aos antibióticos. Métodos: Foram utilizadas 235 cepas de C. jejuni cedidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), oriundas de frigoríficos do Sul do país. Após reativação, as cepas foram submetidas à avaliação do perfil de susceptibilidade antimicrobiana a ciprofloxacina (CIP), eritromicina (ERI), a dois complexos de cobre e um complexo de platina pelo método de concentração inibitória e bactericida mínimas (CIM/CBM). As análises foram feitas de forma isolada e conjugada. Resultado: Detectamos que 53/235 (22,55%) cepas apresentaram co-resistência a CIP e ERI. A resistência isolada à CIP foi maior (28,93% - 68/235) do que a ERI (12,76% - 30/235). A análise epidemiológica demonstrou que a co-sensibilidade foi destacada nos três estados (p=0,0023), a resistência a CIP foi mais evidente no estado II (p<0,0001), assim como uma maior susceptibilidade a ERI no estado III (p=0,0028). Os compostos de cobre demonstraram efeito positivo no controle das três linhagens resistentes selecionadas, já o composto de platina evidenciou seu efeito sinérgico com a CIP. Conclusão: A co-resistência às drogas de escolha para tratamento da campilobacteriose alertam para a emergência do problema no país. A efetividade dos compostos metálicos no controle das linhagens mais resistentes traz a perspectiva de uma futura forma de controle de C. jejuni.

Abstract

Palavras-chave

Campilobacteriose, Ciprofloxacina, Eritromicina, Compostos metálicos, Susceptibilidade antimicrobiana

Citação

LOURENZATTO, Eduarda Cristina Alves. Perfil de resistência antimicrobiana de Campylobacter jejuni oriunda de abatedouros de carne avícola da região Sul do Brasil. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por