Publicação: Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Orientador
Coorientador
Resumo
Este trabalho é um estudo exploratório sobre a aplicabilidade de ferramentas de inteligência artificial generativa no ensino de computação, com foco na análise de respostas a consultas específicas. Foram utilizadas três ferramentas de inteligência artificial generativa: ChatGPT, Gemini e Copilot. O estudo envolveu a definição e submissão de um conjunto de consultas as ferramentas, com temas típicos da computação, abrangendo conceitos básicos e mais complexos. Diferentes formatos de consulta e funcionalidades das ferramentas foram testados, como a variação no grau de contextualização das consultas e o uso de arquivos. As respostas foram avaliadas com base em sete critérios principais: desvio do assunto, corretude, complexidade, proximidade com a resposta esperada, profundidade, clareza e relevância. Os resultados destacam as melhores respostas de acordo com os tipos de testes realizados, os principais aspectos de cada ferramenta, bem como suas vantagens e limitações de uso. A conclusão aponta que essas ferramentas apresentam diferenças consideráveis de desempenho dependendo do tipo de cenário em que são aplicadas. Com base nisso, a escolha da melhor ferramenta depende do objetivo final desejado. Embora todas suportem a maioria dos recursos, há variação no nível de qualidade das respostas. Este estudo pode auxiliar no processo de escolha da ferramenta mais adequada para diferentes tipos de tarefas que o usuário busca realizar.
Abstract
Palavras-chave
Inteligência Artificial Generativa, Ensino de Computação, ChatGPT, Gemini, Copilot.
Citação
SILVA, Joyce Emanuele Oliveira. Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.