Publicação:
O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O presente trabalho foi realizado junto à participação voluntária de três professores/as de Química que atuaram na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas estaduais da cidade de Ituiutaba/MG, durante o período do ensino remoto (2020-2021). O objetivo da pesquisa foi investigar as ações e as especificidades do exercício da docência, na EJA, durante o referido período. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, via Google forms, com nove questões discursivas. Esta pesquisa visualizou que, durante o ensino remoto, os/as professores/as se mostravam sobrecarregados/as, principalmente pela necessidade de adaptar os materiais de ensino de química, de natureza teórica, abstrata e experimental, para a modalidade da EJA. A pesquisa também mostrou que os/as professores/as se desdobram para atender os/as estudantes fora do horário específico destinado à aula, inclusive para auxiliar com as ferramentas digitais. Outra dificuldade mencionada foi a baixa [ou, muitas vezes, nenhuma] interação dos estudantes durante as atividades remotas. Finalmente, os/as professores/as mostraram que outro limitador foi a necessidade de mudarem os seus planejamentos de aulas, já previamente estabelecidos, para se adaptarem em um novo contexto: o ensino remoto.

Abstract

Palavras-chave

Ensino, Química

Citação

ARAUJO,Cleidiane Aparecida. O ensino de química na educação de jovens e adultos: concepções de professores/as durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto