Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48321
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-2596-8867
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Plataformas digitais para a educação online: projeto e desenvolvimento do Observatório de Ensino de História e Geografia
Author: Santos, Tainá Silva
First Advisor: Guimarães, Iara Vieira
First coorientator: Lima, Maria Adriana Vidigal de
First member of the Committee: Guimarães, Selva
Second member of the Committee: Dorça, Fabiano Azevedo
Summary: Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e migração do Observatório de Ensino de História e Geografia, plataforma digital vinculada à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Originalmente estruturado em WordPress e Tainacan, o sistema foi re- construído com o framework Flutter e o ecossistema Firebase, visando maior desempenho, escalabilidade, responsividade e autonomia da equipe gestora no gerenciamento dos conteúdos. A pesquisa aborda desde a análise das limitações da versão anterior até a definição de requisitos e a adoção de metodologias ágeis em modelo incremental, contemplando decisões arquiteturais, escolha de tecnologias e estratégias de preservação digital. Entre os principais avanços alcançados, destacam-se uma interface responsiva, com acesso mul- tiplataforma, a integração de conteúdos associados como o GeoEnsine e a concepção de novos módulos, como o ExpoGEO, que reforçam o caráter agregador e colaborativo do Observatório. Além de disponibilizar uma infraestrutura tecnológica robusta, o projeto contribui para práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a difusão crítica do conhecimento em História e Geogra- fia por meio da curadoria digital. Por fim, esta pesquisa demonstra que a transição tecnológica ampliou a autonomia da equipe e consolidou a plataforma como referência em ambientes digitais de educação, mantendo o compromisso com acessibilidade, preservação e disseminação do conhecimento.
Keywords: Educação online
Curadoria digital
Tecnologias educacionais
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Tainá Silva. Plataformas digitais para a educação online: projeto e desenvolvimento do Observatório de Ensino de História e Geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48321
Date of defense: 22-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlataformasDigitaisEducação.pdf11.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.