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dc.creatorGandolfi, Gabriela Caixeta-
dc.date.accessioned2025-12-23T17:04:17Z-
dc.date.available2025-12-23T17:04:17Z-
dc.date.issued2025-12-12-
dc.identifier.citationGANDOLFI, Gabriela Caixeta. Memória visual e esquecimento: um estudo experimental em adultos jovens. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47942-
dc.description.abstractThis study investigated the forgetting of visual information in young adults, comparing performance on immediate (30 seconds) and delayed (one hour after encoding) recognition tasks. The hypothesis was that performance would decline over time. The study was conducted in Cordoba (Spain) and the sample consisted of 80 university students. Thirty-two visual fragments (16 targets and 16 distractors) were used in a recognition task, presented using the PsychoPy program. During the information retention interval, tests were administered to participants to assess intelligence, anxiety, depression, and various neuropsychological domains, such as processing speed, attention, and visual working memory. Performance was analyzed using Signal Detection Theory (d' and c). The results showed a significant decline in image recognition after one hour (delayed d' = 2.862 vs. immediate d' = 3.028; t79 = 2,999; p = 0.004), confirming the initial hypothesis. It was also observed that decision criterion (c) was consistently liberal (negative values), indicating a tendency for participants to respond “yes” (high false alarm rate and low omission rate), although there was no significant difference between conditions. Furthermore, a correlation was observed between anxiety and working memory (positive) and attention (negative). In conclusion, the study demonstrated that visual recognition is negatively affected by the passage of time in young adults. The findings provide valuable insights into patterns of visual memory forgetting, suggesting implications for educational and therapeutic interventions that use visual stimuli.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMemória Visualpt_BR
dc.subjectEsquecimentopt_BR
dc.subjectTeoria de Detecção de Sinalpt_BR
dc.subjectVisual Memorypt_BR
dc.subjectForgettingpt_BR
dc.subjectSignal Detection Theorypt_BR
dc.titleMemória visual e esquecimento: um estudo experimental em adultos jovenspt_BR
dc.title.alternativeVisual memory and forgetting: an experimental study in young adultspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee1Calvo, Bernardino Fernández-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082400623552153pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Ederaldo José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214152454769942pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1715118058833432pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou o esquecimento de informações visuais em adultos jovens, comparando o desempenho em tarefas de reconhecimento imediato (30 segundos) e demorado (uma hora após a codificação). A hipótese era que o desempenho diminuiria com o tempo. O estudo foi realizado em Córdoba (Espanha) e a amostra foi composta por 80 estudantes universitários. Foram utilizados 32 fragmentos visuais (16 alvos e 16 distratores) em uma tarefa de reconhecimento, apresentados por meio do programa PsychoPy. Durante o intervalo de retenção de informação, foram administrados testes com os participantes para avaliar inteligência, ansiedade, depressão e diversos domínios neuropsicológicos, como velocidade de processamento, atenção e memória de trabalho visual. O desempenho foi analisado pela Teoria da Detecção de Sinais (d' e c). Os resultados mostraram uma queda significativa no reconhecimento de imagens após uma hora (d' demorado = 2,862 vs. d' imediato = 3,028; t79 = 2,999; p = 0,004), confirmando a hipótese inicial. Observou-se também que o critério de decisão (c) foi consistentemente liberal (valores negativos), indicando uma tendência dos participantes a responder "sim" (alta taxa de falsos alarmes e baixa proporção de omissões), embora não houvesse diferença significativa entre as condições. Ademais, foi observada correlação da ansiedade com a memória de trabalho (positiva) e a atenção (negativa). Em conclusão, o estudo demonstrou que o reconhecimento visual é negativamente afetado pelo passar do tempo em adultos jovens. Os achados fornecem insights valiosos sobre os padrões de esquecimento da memória visual, sugerindo implicações para intervenções educativas e terapêuticas que utilizam estímulos visuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode200653799-
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